terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL


Não estava pensando em escrever sobre o carnaval deste ano.


É uma festa anual de quatro dias oficiais e já escrevi muito sobre esse evento, o maior da nossa cultura popular.


Quem primeiro me estimulou este ano a escrever sobre esse tema foi a minha revisora.


Depois, um amigo jornalista que lê as minhas crônicas, perguntou se eu não tinha nada sobre o carnaval.


Cuidadoso ele me disse que estava gostando delas, mas que alguns assuntos, estavam envelhecidos.


Minha rotina de trabalho é muito diferente do jornalista profissional, especialmente de jornal.


Quem escreve uma coluna diária em jornal, sendo o assunto político, esportivo, de entretenimento, policial, a notícia tem que ser do dia, salvo raras exceções.


Como escrevo sobre minhas memórias e o cotidiano, eles não envelhecem.


A história da minha primeira bicicleta daria uma excelente crônica, que poderá ser lida na Páscoa.


É o relato verídico de um fato que aconteceu há setenta e três anos e não está envelhecida na minha memória.


Escrevo mais sobre os temas que me tocam o coração, e mantenho sempre um bom estoque de crônicas.


Achei razoáveis os pedidos solicitados e escrevi cinco textos para publicar na sexta, sábado, domingo, segunda e quarta-feira de cinzas, preenchendo todos os dias de carnavais e entrando na quaresma.


Já estava pronto para iniciar a escrever sobre as padarias de Cuiabá da minha infância quando me dei conta que ainda não havia escrito nada sobre a terça-feira de carnaval.


Esse dia é conhecido como a “terça-feira gorda” do carnaval, e o último que precede a Quaresma.


É a despedida do carnaval, e seus foliões chegam a se esbaldar com mais intensidade nesse dia que nos três dias anteriores.


Sabem que os próximos dias de folia irão acontecer somente ano que vem.


É o único final de festa de carnaval em que os foliões ficam tristes, após várias despedidas dos músicos das orquestras que animaram a noite toda sem interrupções.


Tenho a impressão que esse sentimento de tristeza seja mais frequente entre os adolescentes.


Talvez algum deles tenha encontrado seu primeiro amor nesse baile de terça-feira gorda, mas, muitas vezes, nem seu nome foi guardado.


“Será que ela (ele) guardou pelo menos a minha fisionomia e no outro ano voltaremos a nos encontrar no mesmo local, no baile da terça-feira do carnaval? ”- muitos devem se perguntar.


Gabriel Novis Neves

21-02-2023






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.