segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

ILUSÃO


Toda segunda-feira tenho a ilusão que estou iniciando uma longa semana cheia de tranquilidade.


Não gosto do domingo, embora tenha a companhia de uma competente e agradável curadora que me ajuda a passar as horas.


Tenho três compromissos esta semana, não contando com o fixo nas terças e quintas que são as aulas caseiras de fisioterapia pulmonar e geral.


Não conheço ninguém que faça fisioterapia por prazer com seus resultados homeopáticos.


Só não dispenso o meu fisio porque ele me ajuda muito no manejo do meu computador e celular, especialmente em pagamentos bancários.


Esta semana vou aproveitar duas tardes, para acompanhar os jogos do campeonato mundial de futebol profissional no Marrocos.


No time de lá, joga um menino nascido em Poxoréo e que foi craque no Flamengo e vendido para os árabes.


Outra tarde a minha afilhada virá aqui em casa me atualizar em informática.


Vou aproveitar também uma manhã, para prevenção odontológica que faço duas vezes por ano.


Esta semana deverá passar rapidamente e logo chegarei ao domingo, que quando o Botafogo joga aproveito para assistir pela TV.


Mas, na verdade, considero o domingo um dia diferente e melancólico.


Estou estudando a nossa música popular brasileira desde os seus primórdios.


Coisas da época em que eu ainda não era nascido.


Seus primeiros compositores, músicos, cantores e cantoras.


Não tenho a menor dúvida que a maior cantora brasileira de todos os tempos, que mais sucesso realizou aqui e no exterior e quem mais dinheiro ganhou, foi Carmem Miranda.


Era uma atriz que cantava e dançava fantasiada de baiana com muita graça, com seu jeito brejeiro e simpatia, com perfeita expressão corporal e olhos que mais pareciam faróis.


Baixinha, com 1.52 de altura, era chamada de “Pequena Notável”.


Apresentava-se nos melhores cassinos, teatros e era estrela de filmes brasileiros e americanos.


Mudou-se para os Estados Unidos em 1941 com “O Bando da Lua”, instrumentistas brasileiros que a acompanhavam nos shows.


Carmem Miranda faleceu em sua casa em 1955 nos Estados Unidos da América do Norte aos 46 anos.


Assisti ao seu velório no Rio de Janeiro por acaso, na antiga Câmara dos Vereadores, quando milhares de fãs foram se despedir dela.


Foi a maior e mais famosa cantora brasileira, até os nossos dias.


Gabriel Novis Neves

06-02-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.