terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

IDADE INCONFIÁVEL


A idade nunca foi uma determinante para garantir uma vida longa e saudável.


Depois dos oitenta anos todo o cuidado com o nosso dia a dia é pouco.


Avisei aos meus amigos que, enquanto estiverem recebendo pelo whtsap minhas crônicas diárias, significa que estou vivendo, e bem, em casa.


Os que interagem comigo também sei que estão levando a vida com cuidadores e uma farmácia de medicamentos.


Atualmente faço uso contínuo de trinta medicamentos por dia, comprados nas farmácias tradicionais e de manipulação.


São comprimidos orais e sublinguais, cápsulas, inalantes, gotas, colírios, cremes, pomadas, sprays, infusões de imunoglobulinas (nove frascos mensais de aplicação endovenosa).


Meus exames complementares estão todos normais e a doença que tenho não mata, mas não tem cura.


No início do ano enviei uma mensagem a um primo que mora no Rio de Janeiro e que recebe as minhas crônicas.


Há mais de dois meses não me mandava um alô.


Disse-lhe que diariamente ele sabia das minhas notícias pelos textos que eu encaminhava.


Gostaria de vez em quando saber das suas notícias, pois com mais de oitenta anos, estávamos numa idade nada confiável.


Ontem recebi a sua resposta telegráfica:


“Completo hoje quinze dias de CTI. ”


Pelo marcador de leitura do seu celular, verifiquei que ele atualizou a leitura de todas as crônicas que lhe enviei.


Sinal evidente que melhorou, está consciente, sem uso das máquinas e equipamentos de um CTI.


Hoje verifiquei que ele não leu à minha curta pergunta e a última crônica que lhe enviei.


Aquele célebre provérbio tão do agrado dos médicos, que diz que a falta de notícia de um paciente significa um bom prognóstico, para o caso do meu primo não funcionou.


A gravidade da saúde de quem está internado depende mais se o mesmo está no quarto ou CTI.


Enquanto estiver em Centro de Tratamento Intensivo, exigindo cuidados especiais, o caso preocupa aos médicos e familiares.


O melhor sinal para a cura, será a sua transferência da CTI para o semi-intensivo e quarto.


Enquanto espero a sua total recuperação e alta hospitalar, continuarei enviando diariamente as minhas crônicas, único sinal que tenho para mensurar a sua saúde.


Gabriel Novis Neves

20-01-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.