sábado, 18 de fevereiro de 2023

SÁBADO GORDO


Quando criança o conceito que tinha de “sábado gordo” era aquele que anunciava os quatro dias de folias do carnaval.


Folgas escolares, festas carnavalescas, fantasias, confetes, serpentinas, lança-perfumes, músicas carnavalescas, matinés dançantes, bailes à fantasia de noite nos clubes recreativos da cidade.


Blocos de mascarados, corso, desfile dos blocos e escolas de samba quando não poderiam faltar os índios, porta-bandeira, rei e rainha, acompanhados por músicos avulsos e ritmistas, tudo na mais perfeita ordem e harmonia.


Eram quatro dias de intensa folia com tudo acabando na quarta-feira de cinzas, com o início da Quaresma.


Hoje, sábado gordo é dia do almoço da família, véspera do domingo.


Minha filha já enviou uma cozinheira de reforço para preparar o almoço, pois filhos, genro, noras, netos e netas, bisnetas, bisnetos e cuidadoras virão almoçar comigo.


Será um verdadeiro esquenta para o domingo sem funcionária da cozinha, com o almoço à ser servido daquilo que sobrou do sábado.


É quando almoço com a minha cuidadora de plantão.


Eu percebi que de uns anos para cá, os meus filhos comemoram certas datas, como o “Dia dos Pais”, “Dia do Meu Aniversário” o “Natal” e “Ano Novo”, como se fossem as últimas festas que passaríamos juntos, e eles têm toda a razão, com gente que já completou 87 anos...


E haja chuvas de afetos e carinhos, fazendo-me prisioneiro o meu próprio pensamento.


Neste momento fico pensando naqueles que, por egoísmo ou razões que desconheço, fizeram a opção pela vida solitária.


Como ficarão nessas datas?


Procurando talvez na mesa de um bar espantar a sua solidão, ou num cantinho invisível qualquer para esconder a sua infelicidade?


Sinto imensa falta da algazarra dessas reuniões onde crianças e adultos falam e sorriem ao mesmo tempo.


Esse é o verdadeiro alimento para a nossa alma, sem a lama da falsidade social que nos envolve e sufoca.


Criança brinca, criança cai, criança chora, criança para, e continua a sintonia que enche a minha casa nessa verdadeira harmonia orquestrada pelas nossas emoções que estão à flor da pele.


Este é o cardápio que estou preparando neste sábado gordo para a chegada dos meus amores, lamentando a ausência justificada da minha companheira na construção dessa linda família.


Gabriel Novis Neves

18-02-2023







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.