sexta-feira, 12 de maio de 2023

NEGOCIAR


É um ato difícil que faz parte da genética de alguns povos, como os árabes.


Grande parte do seu povo dedica-se ao comércio com muita competência, e aprende desde crianças a arte de negociar.


Hoje ninguém mais faz um negócio sem a presença de um profissional especializado, o empresário.


Mané Garrincha, Nilton Santos, bicampeões do mundo de futebol, nunca tiveram empresários e assinavam seus contratos com o Botafogo sempre no papel em branco.


Eram renovados continuamente e o salário era decisão do presidente do clube.


Morreram pobres.


Hoje qualquer jogador de escolinhas de futebol dos clubes brasileiros tem contratos assinados com empresários, que são seus tutores.


O antigo empresário de futebol, hoje chamado de intermediário, tem a profissão regulamentada pela Confederação Brasileira de Futebol, por meio do Regulamento Nacional de Intermediários.


Jogadores que disputam os mais variados torneios nacionais e internacionais possuem os seus empresários que são bem remunerados, geralmente ganham um percentual dos seus salários.


Alguns possuem jatinhos para seus deslocamentos, se hospedam em hotéis cinco estrelas, com mulheres da alta sociedade ou famosas.


Jogadores e empresários estão ricos.


Estou fazendo um conserto no banheirinho da cobertura onde moro.


A negociação está sendo direta entre eu o pedreiro.


Como gostaria de ter um intermediário para realizar o acerto do valor da obra!


Há muito tempo não acompanhado a evolução de um reparo em casa, atribuição que sempre foi da minha mulher, e nunca fui síndico do meu edifício para saber o valor do conserto.


Gostaria de ter alguém que fizesse isso para mim, e assim me livrasse de conhecer na própria carne o valor da inflação e a dureza da irredutibilidade do preço do pedreiro.


Quando era jovem meus clientes pagavam os honorários quando podiam, ou não.


Mas eu fiz o “Juramento de Hipócritas” para trabalhar!


Gabriel Novis Neves

27-04-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.