sábado, 4 de março de 2023

PURURUCA


É uma palavra vem do tupi-guarani e significa: “o que produz barulho. ”


Trata-se da pele do porco frita em óleo e é servida como aperitivo.


Fica muito crocante e faz barulho ao ser mastigada.


Tem outros inúmeros significados na gíria brasileira, como homossexual, pessoa briguenta e atrevida.


Ganhei do meu filho Ricardo uma pequena costela de um leitãozinho.


Minha cozinheira o preparou assado com mandioca, arroz e feijão.


Um verdadeiro almoço de aniversário, que me fez matar saudade do barulho crocante da pele do leitãozinho triturado pelos dentes.


Não tenho a menor ideia de quantos anos tinha quando saboreei a pele crocante pela última vez.


Quando jovem era um dos meus pratos prediletos.


Comia a pele com a sua carne deliciosa, como a que saboreei hoje.


Tive amigos que retiravam toda a carne do pequeno animal para só comer a pele frita, acompanhada pelo ruído produzido ao mastiga-la.


Depois de uma certa idade tudo começa a ser proibido por causar mal à saúde, e a nossa alimentação fica sem graça.


Nada de fritura, comida gordurosa com o sal aparecendo, excesso de carboidratos ricos em calorias.


A minha cozinheira é jovem, ainda não respeita essas leis e acha que “desse mundo só se leva o que se come. ”


Está obesa, hipertensa e diabética.


Após me consultar sobre essa iguaria, não teve dúvidas em me agradar.


Estou escrevendo após o almoço da pururuca ouvindo ainda o barulho da pele do leitãozinho nos dentes e o som dos meus dedos no teclado do computador.


Como é bom a gente fazer aquilo que gosta e comer uma comida bem-feita! É maravilhoso!


Dom João VI, Rei de Portugal, tinha um apetite voraz por frangos.


Comia dois ou três ao almoço e ainda guardava algumas coxas nos bolsos que levava para seus passeios, onde as comia com as mãos e com poucas noções de higiene.


Conta-se, em jeito de anedota, que “o Rei de Portugal só terá chorado duas vezes na sua vida: quando morreu a sua mãe e o seu cozinheiro. ”


Talvez por isso tenha morrido aos 58 anos de idade, embora a autópsia apontasse como causa, um provável assassinato.


Gabriel Novis Neves

01-03-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.