quinta-feira, 30 de março de 2023

APRENDENDO ERRADO


Aprendemos tantas coisas na nossa vida, porém, só mais tarde ficamos sabendo que muitas não eram verdadeiras, para nosso desespero.


Recentemente pesquisadores descobriram que a riquíssima religiosidade baiana com seus pais de santo, mães de santo, orixás, oguns, candomblés são de origem brasileira não existindo na África.


Se fossemos da Bahia, com certeza iriam nos dizer que isso era herança da cultura africana.


Menos mal, pois as religiões são sempre para o bem.


Desde muito criança ouvia dos meus pais, avô, tias, vizinhas, que quando um passarinho entrasse em sua casa voando, batendo as azas e saindo, era uma mensagem que ele trazia.


Geralmente não é uma boa notícia.


Pode ser de alguém muito próximo a nós que morreu e não sabemos, ou que vai morrer.


A entrada do passarinho nunca está ligada a uma notícia agradável.


Estava com as janelas do meu dormitório abertas e a enfermeira estava medindo a minha pressão arterial antes do cafezinho da manhã.


Um passarinho chegou até a metade do dormitório, parou no ar por alguns milésimos de segundo e retornou para a rua pelo mesmo caminho que entrou, e desapareceu num mergulho espetacular.


Eu olhei para a enfermeira e ela para mim, em profundo silêncio.


Recuperado daquela visita tão inesperada, perguntei-lhe:


“Você sabe o que isso significa? “  


Ela me respondeu com ar de preocupação: “eu sei. ”


Nisso vinha chegando a minha cozinheira, e o fato da visita do passarinho lhe foi contado.


Séria, demonstrando preocupação, pediu que rezássemos uma Ave Maria e um Pai Nosso, pois boa notícia não era.


Pediu que confiássemos em Deus Todo Poderoso para nos proteger e nada de mal iria nos acontecer.


Mas o sinal não era bom.


Durante a minha vida algumas vezes esse fato aconteceu comigo.


Não me lembro da realização dessa profecia.


Como a gente se esquece da maioria dos fatos, e só retemos os pontos luminosos que são a nossa memória, é bom esperar um pouco.


Não sei e não imagino os dias de validade desse aviso.


Terminou o carnaval com seus quatro dias de folia oficial da maior expressão da cultura popular brasileira.


É uma festa que tem rei e rainha, o povo desfila em escolas de samba, com fantasias caríssimas e luxuosíssimas.


Seus enredos contam a história da escravidão no Brasil, das religiões africanas, do trem que nunca chegou à Cuiabá, de cangaceiros temidos dos sertões nordestinos, de santas e santos pouco conhecidos e das baianas de Salvador.


Foi-me ensinado que o carnaval brasileiro, nasceu nos morros cariocas e desceu para o asfalto.


Nada mais falso!


O carnaval brasileiro nasceu no asfalto e bem mais tarde conseguiu a solidariedade dos favelados dos morros, enriquecendo o seu DNA, que é do asfalto.


Esqueceram a história do passarinho?


Gabriel Novis Neves

25-02-2023





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.