terça-feira, 28 de março de 2023

QUEM SOU EU


Certa ocasião em uma entrevista, o repórter me perguntou: quem é você?


Descoordenado nunca pensei que um dia, tivesse que responder quem eu era!


Mesmo sendo um fato desinteressante não de interesse público, pensei em minhas origens para explicar quem eu era.


Rapidamente verifiquei se fosse responder por essa linha familiar, pelo menos seria algo inédito para se ouvir.


Disse ao jornalista curioso em saber quem eu era, que sou o resultado da construção do primeiro Jardim Público de Cuiabá, e da Guerra do Brasil com o Paraguai.


Animado com a resposta, queria minha explicação sobre a união desses estranhos gens.


Disse que a resposta seria longa e ele me respondeu que teria todo o tempo disponível.


Meu bisavô paterno era gaúcho da arma de engenharia e era chamado de Américo de Vasconcellos. Foi casado com Leonarda Fernandez de Vasconcellos, uruguaia argentina que, à época não havia completado 12 anos de idade.


Em 1868 foi transferido para o Rio de Janeiro, e no ano seguinte nasce sua filha única Eugênia Fernandez de Vasconcelos.


Em 1881 seu pai Major Engenheiro Américo de Vasconcellos foi transferido para prestar serviços importantes em Cuiabá, dentre outros a construção do 1º Jardim Público da cidade.


Em 28-09-1882 é inaugurado o Jardim, que recebe o nome de “Praça Coronel José Maria de Alencastro”, em homenagem ao então Intendente da Província de Mato Grosso.


Em 1885, Gabriel de Souza Neves (cuiabano) casou-se com a carioca Eugênia de Vasconcellos, tiveram 15 filhos sendo 10 homens com apelidos e 3 mulheres sem apelidos.


Anos depois com Floriano Peixoto na Presidência da República, meu bisavô retorna com a sua mulher para o Rio de Janeiro.


O coronel Américo é designado para servir no Gabinete do Presidente.


Foi para a reserva no posto de Marechal do Exército,


Minha avó e bisavós paternos, estão sepultados no Rio de Janeiro.


A Guerra do Paraguai foi a responsável pela chegada à Cuiabá do médico baiano Capitão da Marinha Imperial (1860), Dr. Augusto Novis a nossa capital em 23 de março de 1861.


Augusto Leverger chefe geral da Armada em Cuiabá, pediu ao Imperador do Brasil D. Pedro II, que lhe enviasse um médico para a retomada da cidade de Corumbá, em mãos dos paraguaios.


De Cuiabá, Couto Magalhães Presidente da Província de Mato Grosso, tomou todas as providências para a Armada e o Médico Augusto Novis, chegasse a Corumbá.


Isso aconteceu em 13 de junho de 1867, quando tropas do Exército Brasileiro, sob o comando do Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho, expulsaram as tropas paraguaias do solo brasileiro, associados à Armada e ao capitão médico Dr. Augusto Novis.


Após à retomada de Corumbá, Dr. Augusto Novis vem para Cuiabá, constitui família casando com cuiabana e teve 12 filhos.


Uma de suas netas, Irene Novis, casou-se um filho da carioca Eugênia de Vasconcelos Neves, cujo pai engenheiro militar veio à Cuiabá, construir a Praça Alencastro.


Sou produto da Guerra do Paraguai e embelezamento de Cuiabá.


Gabriel Novis Neves

15-03-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.