sexta-feira, 31 de março de 2023

PESQUISA ENTRE UNIVERSITÁRIOS


Um professor pesquisador universitário comentou comigo sobre um assunto que até então eu nunca havia pensado.


Disse que os jovens universitários estão se casando cada vez mais cedo.


Justificou esse fato me dizendo que quanto mais precoce eles pudessem se casar, se livrariam desse trabalho de procurar alguém para gostar e viver a vida toda ao seu lado.


Teriam todo o tempo disponível para cuidarem da sua profissão.


Encontrar uma pessoa para se amar e ser amado dá trabalho? – indaguei.


Ele respondeu que quando era moço batalhava, e muito, para encontrar alguém para amar e ser amado.


Mas que hoje, com a idade avançada, havia se cansado e não lutava mais.


E prosseguiu: “Fiquei solteiro, diferente do seu caso que retornou à cidade natal já casado e prestes a ter o primeiro filho.


Você teve todo o tempo para cuidar da sua família e investir na consolidação da sua profissão de médico em um mercado muito competitivo. ”


“Encontrava jeito de dar plantões na Maternidade de Cuiabá.


Atender à “Portaria da Santa Casa da Misericórdia”, o “pronto atendimento” de antigamente da cidade.


Ser “bagrinho” de colegas efetivos do “SAMDU”.


Dirigir o “Hospital Psiquiátrico do Estado” e “médico perito” dos servidores públicos federais.


Estar à disposição 24 horas por dia para ajudar os colegas nas suas cirurgias, sendo de pacientes não pagantes ou pagantes.


Naquela época não existia o SUS ou planos de saúde. ”


O professor tinha toda a razão!


Se eu fosse solteiro não encontraria tempo para escolher uma namorada que gostasse de mim e eu dela para o resto da vida.


Ou teria que afastar um pouquinho da minha profissão para encontrar a mulher amada.


Nunca tinha pensado nesse problema, que não vivi.


Sempre me lembrei de um provérbio popular que diz: “quem pensa não casa. ”


Razão que faz com que jovens se casem mais que quando idosos.


Meu pai foi exceção e casou com quarenta anos de idade, quando a expectativa de vida era de cinquenta anos.


Ele primeiro arrumou a sua vida para depois se casar.


Teve como mulher uma esposa vinte anos mais nova que ele, e criou e educou nove filhos.


Fui primogênito de um pai idoso e me casei jovem.


Os dois casos citados deram certo, contrariando a tese do professor universitário.


Gabriel Novis Neves

23-02-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.