sexta-feira, 6 de setembro de 2024

QUANDO TUDO ATRAPALHA


Têm certos dias que tudo sai errado, mas no final dá certo.


Aqueles procedimentos terapêuticos que demoram três horas para serem realizados, podem delongar por seis horas.


O meu cabelereiro só pode me atender ás 18:30 h, pois estava de férias em Fortaleza.


A filha da minha enfermeira noturna internou-se na maternidade em ‘falso trabalho de parto’.


Sua mãe ‘abandonou o plantão’ em minha casa e foi para a maternidade para acompanhar o parto.


A obstetra examinou a parturiente e orientou-a a voltar para casa e só retornasse quando em ‘franco trabalho de parto’.


Retornando a demora do meu atendimento: a manutenção dos equipamentos hospitalares é uma dessas causas.


Como diretor de hospital sei como é complexo manter um bom serviço de manutenção.


A administração hospitalar é uma das especialidades dos cursos de administração das mais difíceis.


Engloba várias características como hotelaria, restaurante, cantina, lavanderia, farmácia, estacionamento, plantonistas de serviços em geral, transporte de pacientes.


Assim é o hospital que funciona vinte e quatro horas por dia.


Sempre o usuário da rede hospitalar tem uma queixa.


O paciente é muito exigente e reclama até do sol nascente no seu quarto, apesar das cortinas.


O meu desconforto hoje foi com o mal funcionamento das bombas de infusão.


De cinco em cinco minutos ‘apitavam’, obrigando a técnica de enfermagem vir me socorrer.


Exemplo claro de descuido com a manutenção dos equipamentos, traduzidos por três horas a mais do tempo planejado para o gotejamento do medicamento na veia, controlada pela bomba de infusão.


O pior é que na minha enfermaria as duas bombas estavam com defeito, que seria facilmente corrigido por um técnico hospitalar.


É complicado administrar um complexo hospitalar, que após inaugurado nunca fecha as suas portas.


O robô do meu plano de saúde, assim que obtive alta, enviou uma mensagem pedindo a minha avaliação.


Respondi resumidamente o que escrevi nesta crônica.


No próximo mês voltarei ao procedimento com uso de bombas de infusão, e direi se fui atendido dentro das horas previstas.


Trabalho complicado é administrar um hospital!


É necessário ter muita competência, e certa paixão pelo serviço prestado.


Gabriel Novis Neves

03-09-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.