segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

AMIGO OCULTO


Fui convidado por um grupo de amigos a participar da festa do amigo oculto, também chamado de secreto.  Quando mais jovem, no exercício de cargos empresariais e públicos, participei de vários.   Com a idade chegando e com minha reclusão em casa por motivos médicos, há anos não participo dessa confraternização de final do ano.


Acho muito engraçada essa tradição, que teria tido a sua origem na Grécia Antiga.  Naquelas cidades haviam muitas pessoas que ocupavam cargos e funções importantes, tornando-se influentes.  Então, em algumas datas festivas, os gregos começaram a presentear esses indivíduos, seguindo um método aleatório, isto é, presenteavam as pessoas escolhidas por um sorteio.


A segunda versão defende que a origem do amigo secreto ocorreu no século VIII, quando, numa forma de ritual, os povos nórdicos trocavam presentes para celebrar pactos que tinham com os deuses.


Por fim, a terceira versão indica que a origem do amigo secreto foi nos Estados Unidos, no início do século XX.   Os operários queriam dar presentes para os colegas de trabalho nas festas de final de ano, em época de crise financeira.


Para que ninguém ficasse de mãos vazias, a solução encontrada foi um sorteio. Assim, todos teriam que dar e receber algo nas celebrações do amigo oculto. O resultado foi que as pessoas que não se conheciam tão bem acabaram se aproximando.


A brincadeira se popularizou e hoje é praticada em praticamente todo o mundo.  É realizada em empresas, escolas, e até dentro de casa, junto com a família.   Reúne todo tipo de pessoa, como as crianças, os jovens e adultos. Fazer o sorteio desperta uma tensão e suspense, criando ainda mais expectativas para o momento de iniciar este entretenimento.


No fim das contas, todos nós adoramos festejar o Natal com a família e amigos!  A brincadeira popular do amigo oculto não pode ficar de fora. É uma ótima forma para unir e divertir de forma econômica.


Gabriel Novis Neves 

19-12-2021





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.