sábado, 18 de dezembro de 2021

CRIANÇAS NÃO PENSAM NO FUTURO LONGÍNQUO


Certa ocasião escrevi que era tão criança e desconhecia haver futuro em nossas vidas. Como criança vivia intensamente o presente com a certeza que haveria sempre o amanhã.


Como é bom ser criança, cujo único objetivo é a busca diária da felicidade, que elas não sabem o que é!  Procuram com avidez o dia seguinte, que é o futuro. Desconhecem completamente que os dias poderão ser diferentes. Isso só irá perceber anos depois.  Inicia-se então a luta da humanidade por dias melhores.


Os idosos, que um dia foram crianças, só pensam no seu futuro, que poderá não ser apenas o dia seguinte.


As recordações da infância distante nos faz viver dias felizes quando idosos. Brigar com o rumo desses acontecimentos será lutar contra si próprio.   A idade traduz nossos mais remotos sentimentos com muita fluidez.


Muitos enigmas do passado clareiam na idade avançada. Releituras de um livro da juventude têm valores diferentes.   Quanto maior o número de vezes que voltarmos ao passado vivido, mais recordações descobriremos.   Viver nesse poço de relíquias é esquecer o futuro. Quando o futuro é incerto na idade avançada principalmente, o melhor é voltar ao passado.


Sempre nesse garimpo de pedras preciosas que é o nosso passado descobrimos motivos que alegraram a nossa vida e voltarão a nos fazer felizes.   Relembramos que, ao contrário dos adultos, sempre uma criança acreditou em outra criança.


Esquecemos sempre, mas o corpo lembra que em breve será dezembro.   As certezas fazem parte do mundo das crianças. Depois, vivemos com as incertezas.


Gabriel Novis Neves

11-12-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.