sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

MARCO HISTÓRICO


Estou publicando a minha crônica nº 2.500 no blog do www.bar-bugre.blogspot.com.  Confesso que nunca pensei em ter uma vida “literária” tão longa e produtiva.


Nasceu da necessidade de preencher a ausência causada pela morte prematura da minha mulher.  Escrevia no imenso vazio que sentia sobre o cotidiano e coisas de Cuiabá, aos 74 anos de idade. Enviava esses textos aos meus amigos e parentes.


Quando atingi menos de uma centena deles, o meu querido amigo João Cunha (*), “diagnosticou” que essa minha produção de textos não era “fogo de palha”.  Foi então que ele criou o blog www.bar-do-bugre.blogspot.com, e com essa ferramenta me presenteou no “Dia das Crianças” em outubro de 2009.  


Era uma ferramenta importante para publicar tudo aquilo que escrevia e arquivava no computador.  Daí para cá tenho editado todas as minhas crônicas no bar-do-bugre.blogspot.com.  


Em doze anos de blog deixei de escrever por, aproximadamente, cinco anos. Não tenho explicações para essa minha esterilidade de “escrevinhar”.Parei de escrever em fevereiro de 2016 com a publicação da crônica “FREAR”.


Talvez o isolamento imperioso advindo das severas regras impostas pela vigilância sanitária para conter a pandemia do Covid19, que assolou o mundo até os dias de hoje, tenham me levado de volta ao computador.


O isolamento social, insegurança, aparecimento das vacinas, uso de máscaras, perda de milhares de pessoas e amigos, me fizeram escrever um texto chamado “IMUNIZAÇÃO”, publicado em abril deste ano.  Desta data em diante, os assuntos têm fluído diariamente para as minhas crônicas.


Evito abordar temas políticos.  Escrevo sobre o cotidiano, coisas de Cuiabá e a minha biografia, sendo esses os assuntos desta fase, que não sei se terá nova interrupção.  Tenho descoberto assuntos que não imaginava, mas resgata-los foi muito prazeroso.


Sinto-me à vontade "vadiando" pelo meu longo passado, e orgulhoso de compartilhar isso com amigos que ganhei escrevendo. Muito agradeço a todos que me incentivaram, criando condições excepcionais para meu envelhecimento.


Gabriel Novis Neves

02-12-2021




(*) João Nunes da Cunha Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.