sábado, 25 de dezembro de 2021

PITORESCOS V


Minha mãe Irene nasceu na Usina do Itaicy, município de Santo Antônio do Leverger. A minha avó Eugenia, mãe do Bugre do Bar, era carioca. Posso me considerar cuiabano de “tchapa e cruz”?


Minha mulher era argentina e descansa na Piedade em Cuiabá. Meu avô cuiabano está no São João Batista no Rio de Janeiro.


Na Cuiabá de antigamente era difícil fazer diagnóstico de gravidez.  Meu avô Alberto Novis (médico), levou minha avó para “tratamento” em Paris.  Feito o diagnóstico, não houve tempo para a criança nascer em Cuiabá. Hoje o teste da gravidez é realizado nas farmácias.


Antigamente as crianças cursavam o ensino ginasial. Hoje cursam o fundamental.


Antigamente, aqueles que estudavam o ensino superior fora de Cuiabá, ao retornarem eram chamados de doutores.  Os alunos de hoje das universidades de Cuiabá chamam seus professores com pós-graduação, por "vocês" ou pelo nome próprio.


Antigamente em Cuiabá o jornal que fazia oposição ao governo foi registrado com o nome de “O Combate”. Os cuiabanos o chamavam de “cão que bate” e era impresso com páginas amarelas.


Antigamente os políticos eram cassados. Hoje afastados do cargo, até seu retorno, quase sempre.


A divisão do Estado de Mato-Grosso não foi ao meio. O norte ficou com a maior parte das terras.


Os cuiabanos de antigamente ficaram tristes com a divisão. Hoje estão contentes até demais.


As cidades de Mato-Grosso antigamente e de modo geral tinham apelidos. Cuiabá de antigamente era a “Cidade Verde”. Hoje o verde só existe em reservas florestais, bem distantes de Cuiabá.


Antigamente,  “Gatinho” era nome reconhecido de um garimpo, de cidade do interior. Hoje é Alto-Paraguai.


Nos bailes de antigamente, moças dançavam ingenuamente com outras moças. Hoje esse tipo de dança é considerada como “sinal dos tempos”.


“Dança dos Mascarados” era uma dança de homem dançando com homem. Era apreciada em danças na Cuiabá de antigamente.


Homem pantaneiro de antigamente elegia até governador do Estado. Hoje quem elege governador são os fazendeiros do nortão.


Antigamente existiam “batedores de carteiras” chamados de pianistas. Hoje pianistas são pessoas que tocam piano, igual minha bisneta.


Muitos ladrões da contemporaneidade são conhecidos por títulos nobres, tais como “comendadores”.


"Rouba, mas, faz" foi um slogan lançado bem antigamente no Brasil. Hoje continua na moda em Cuiabá.


Bem antigamente, pedir pelo telefone era remédio na farmácia. Hoje é mais usado para encomenda de comida.


Bem antigamente, visita curta era visita de médico. Hoje é de garota de programa.


Assistir jogo de futebol, antigamente em Cuiabá, era ir aos domingos no campo de futebol do Colégio Estadual de MT. Hoje, basta ligar a TV por assinatura paga para ver campeonatos nos mais diversos países do mundo.


Nos domingos de antigamente eu me reunia com a família. Hoje, me ocupo de relembrar, pesquisar e escrever sobre o pitoresco para publicar aos domingos.


Gabriel Novis Neves

05-12-2021











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.