sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

BONS PRESENTES DE NATAL


Todos os dias, após escrever minhas crônicas, chamo a funcionária que cuida da minha alimentação e a enfermeira para comigo lerem o que escrevi.  Aprendo muito com elas, que participam da estruturação de algumas crônicas.


Há dias escrevi sobre as “coisas chatas” da vida e ficaram impressionadas pela dificuldade que relatava para cortar minhas unhas.   Hoje pela manhã recebi de uma delas um alicate com curvas, apropriado para cortar unhas das mãos e pés, sem o perigo de tirar “bifes”. Também uma lixa amarela para acertar as pontas das unhas.   A minha cozinheira não suportou guardar o segredo e já me adiantou que a enfermeira me trará de tarde uma nova escova para os cabelos.


Presentes só são presentes quando úteis. Aqueles que ganhei de Natal das minhas  funcionárias começarei a usá-los à partir de hoje, para alegria da minha filha que reclamava dos antigos objetos que utilizava com prazo de validade há anos vencidos.


Os presentes  simples dessas pessoas tocam mais fundo o meu coração quando os recebo.  Sei das dificuldades econômicas e o que representa sair do seu apertado orçamento para demonstrarem seu carinho para mim.


Vivemos de emoções e gestos como estes, das minhas funcionárias, que me estimulam a ser mais solidário no ano novo que vem aí.   


Os sábios nos ensinam a viver este momento do ano com muito recolhimento espiritual e paz.   Lembrando sempre das pessoas que sofrem com a ausência das políticas sociais para minorarem seu padecimento.


Os presentes que ganhei de Natal de gente tão querida servem para eu nunca me esquecer delas, além de serem úteis para meu cotidiano.


Gabriel Novis Neves

22-12-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.