sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

CRENÇA À IMACULADA


Completaria, no dia 9 de dezembro, 58 anos de casamento com a Regina, que nos deixou precocemente há 16 anos. Ela era religiosa, amorosa, solidaria e de extrema generosidade com as pessoas. Construiu o seu maior legado que foi o de ter uma família sólida e unida, com filha, filhos, netas, neto, genro e noras. Tinha verdadeira paixão pelos filhos e netos, pelos quais sempre é lembrada.


Devoto, por herança familiar, da Imaculada Conceição, não consegui realizar o nosso matrimônio na data à ela destinada para comemoração, mas um dia após.  O evento foi realizado na Igreja da Glória no Rio de Janeiro, e lá recebemos os cumprimentos dos poucos convidados. Meus pais se fizeram presentes aos acontecimentos religiosos e civis.


Sempre relatei a Regina o significado para mim do dia oito de dezembro, data que escolhemos para nosso casamento.   Meu bisavô Augusto Novis (baiano), casado com minha bivó Nharinha (cuiabana), foi quem iniciou o culto da Imaculada Conceição prosseguida pelo meu avô Alberto Novis na minha família.


Com a sua morte, coube guardar a Imagem da Santa à minha tia Alba, a mais velha filha do vovô.  Hoje, sua filha Maria, minha prima, continua com a tradição da Imaculada. 


Tantas lembranças prazerosas nos trazem esse dia!   Fiz a minha 1ª comunhão no dia oito de dezembro de 1942.   Nesse dia almocei com minha família na casa do meu avô que comemorava o dia da Santa.   Na volta para minha casa tirei uma foto no estúdio do Mitú na rua de Baixo, com cenário religioso tudo idéia da minha mãe Irene.   Participei à tarde da procissão e á noite do chá com bolo, estive novamente na casa do meu avô. Nos momentos difíceis da minha vida sempre tinha Nossa Senhora comigo me protegendo. 


Vivo num pais laico, respeitando todas as religiões e exijo que respeitem a minha de cristão.   Em um mundo tão conturbado com guerras inúteis como sempre, enfrentando terrível pandemia causadora de milhares de mortes e a comida faltando para muitas famílias, rogo à Imaculada.


Oito de dezembro não é apenas no Brasil um feriado, porém o compromisso de procurarmos sempre a justiça para todos. É a lembrança também do dia nove do casamento com a Regina.  Que a paz volte a reinar entre os povos, são meus sinceros desejos nesta data tão especial para mim.


Gabriel Novis Neves

09-12-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.