quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

TODO CUIDADO PERMANECE


Meu filho, que é médico e trabalha em um dos grandes hospitais de Cuiabá, me telefonou dizendo que por três horas o hospital foi obrigado a fechar o seu Pronto Atendimento.


O número de pessoas “gripadas”, crianças e adultos foram à causadora dessa medida extremada.


Cuiabá atravessa um surto grave de disseminação desse vírus e as pessoas e autoridades parecem ignorá-lo, permitindo aglomerações nas festanças de final de ano.  Muitos se esqueceram do uso de máscaras protetoras facilitando ainda mais a disseminação do vírus.


Mesmo em casa, vacinado com a 3ª dose contra Covid 19 e sem participar de grandes reuniões, tendo o cuidado de atender as poucas pessoas que me procuram com a máscara protetora, minhas funcionárias sempre usando máscaras, fui atingido pelo vírus de uma gripe.


De um dia para outro apresentei tosse, espirros e dor na garganta sem placas infecciosas ou alteração na temperatura.  Para saber se estava com Covid ou H3N2, fui obrigado a fazer meu mapeamento viral, com coleta de material das narinas e garganta.


Felizmente o exame foi negativo para 24 vírus respiratórios, e Graças a Deus não foi detectado vírus no nariz e garganta. Não tenho também Covid ou H3N2.


Fiquei tranquilo porque a “gripe” é causada pelo vírus influenza, que causa febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço.


A infectologista, acertadamente, pediu que não usasse antibióticos e fizesse gargarejos com água morna, vinagre e sal. Usasse soro fisiológico para limpeza das narinas e em caso de muita dor de garganta gotas de novalgina.  Quarenta e oito horas após esses cuidados estou bem, com um pouquinho de rouquidão.


Meu diagnóstico não foi da “gripe” que está abatendo a cidade, ou Covid, e sim, de um ingênuo “resfriado” assustador, que “melhorou” com os resultados do mapeamento viral que fiz.


Usar máscaras e evitar aglomerações humanas é a minha receita para evitar essa onda viral no Ano Novo.


Gabriel Novis Neves

28-12-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.