quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

PASSEIOS NO PORTO


Ainda criança, de quando em vez meu avô passava na casa onde morava na rua de Baixo, e me buscava para levar à passear no Porto da cidade.   Chegava de terno e chapéu, montado no seu belo e domesticado cavalo, criado no quintal da sua casa no centro de Cuiabá.


O tempo todo do trajeto ouvia relatos de fatos curiosos narrados pelo meu avô. Eu ia montado na parte anterior da sela do seu cavalo.   


Parávamos bem próximos à ladeira que terminava no Rio Cuiabá (o porto aberto e sem estrutura da cidade) onde garotos banhavam animais.   Desmontávamos do cavalo para assistir ao banho dos animaus sendo molhados e escovados pelos meninos, uma cena inesquecível.


Enquanto esperava o final do trabalho dos meninos, íamos ladeira acima tomar algum "refresco" nas casas de velhos amigos.


A tudo via e escutava, não sabendo que um dia, isso me serviria para roteiro de um mergulho no passado.  


Meu avô materno Alberto Novis era surdo e muito provavelmente por esse motivo preferia falar o tempo todo do passeio, já que não poderia ouvir as respostas ou questionamentos acerca do que relatava incessantemente.   Os “causos” contados por ele marcam bem a Cuiabá de antigamente.


Muito criança, quando nem sabia da existência do futuro, me lembro perfeitamente do seu relato quando cavalgava sozinho pela rua XV de Novembro no Porto levando o seu cavalo para banho no rio.


Um grupo de pessoas na porta de uma casa fez acenos para ele parar.  Apeou e amarrou seu cavalo na argola de ferro instalada para esse fim na porta do seu cliente. Pediram que socorresse uma jovem mulher que há dois dias estava em período expulsivo do trabalho de parto acompanhada de uma parteira.


Foi até o quarto da parturiente e, após examina-la, pediu que fizessem nela uma lavagem intestinal.  Voltou para a sala de visitas lotada de amigas e vizinhas da parturiente.  Minutos depois a parteira o chamou para ver o recém-nascido todo embrulhado nos braços da mamãe.


Meu avô contava esse fato como uma das melhores condutas médicas que tomara durante o período que clinicou e ainda não havia especialidades médicas.  Depois, pela surdez, se especializou em otorrinolaringologia, com excelentes conhecimentos de medicina geral.


Gabriel Novis Neves 

07-12-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.