domingo, 12 de dezembro de 2021

O PITORESCO III


O 1º carro de Bombeiros de Cuiabá foi um veículo usado, doado pelo Governo de São Paulo. Hoje Cuiabá possui uma frota nova desses carros e helicópteros.


O 1º computador IBM 1130 da UFMT foi doação da PUC do Rio. Foi necessária a construção de um prédio em 1973 para abrigar a máquina.  A UFMT da Cuiabá de hoje está totalmente servida por computadores. Existem também em Cuiabá vários cursos de computação.


A UFMT completou 51 anos de criação no dia 10-12. Poucos, na sociedade civil, se lembram da data desta conquista.


A 1ª “Peça Anatômica” para o laboratório de anatomia da UFMT foi doação da Escola Paulista de Medicina. A Aula Inaugural da Escola de Medicina da UFMT foi ministrada por professor de São Paulo.


As escolas de medicina do Brasil geralmente nasceram nas Santas-Casas. A 1ª de Cuiabá foi concebida no ICLC e nasceu na UFMT.


O médico que saiu daqui com as tropas de Leverger para a retomada de Corumbá dos paraguaios era baiano.


Muitos alunos de Cuiabá fogem do vestibular de medicina daqui estudando no Paraguai e Bolívia. Depois, querem exercer a sua profissão aqui sem o “Revalida”.


A música predileta da Cuiabá de antigamente era o rasqueado paraguaio. Hoje é o sertanejo universitário.


Apresentador de programas radiofônicos de antigamente em Cuiabá de músicas caipiras era “Nhô Boró”. Hoje é Mortadela.


Na Cuiabá de antigamente o jogo era do bicho, controlado por bicheiros. Hoje se joga também na mega-sena do Governo Federal.


Na Cuiabá de antigamente se ouvia transmissão de jogos de futebol pelo radinho de pilhas. Hoje se vê pelo celular.


Na Cuiabá de antigamente, se acendia vela para superar a escuridão. Hoje se usa lanterna do celular, que todo mundo tem.


Na Cuiabá de antigamente as crianças tomavam banho no Córrego da Prainha. Hoje o Córrego da Prainha virou esgoto fechado.


As crianças da Cuiabá de antigamente eram batizadas duas vezes. A 1ª por quem realizava o parto. A outra por quem os pais escolhiam.


As crianças da Cuiabá de antigamente escreviam cartas ao Papai Noel pedindo presentes no Natal.  As de hoje mandam msg, what, twitter, instagram, facce ou vídeos ao papai Noel.


As famílias da Cuiabá de antigamente preparavam seus filhos para serem advogados, médicos ou engenheiros. As de hoje para serem jogadores de futebol ou artistas de televisão.


Os ladrões da Cuiabá de antigamente, roubavam galinhas. Os de hoje, até letras de bronze dos túmulos dos cemitérios.


Na Cuiabá de antigamente, viver na flauta era viver bem. Hoje viver bem é ser funcionário do Judiciário, Legislativo e Tribunal de Contas.


Gabriel Novis Neves

11-12-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.