segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

ESCOLHENDO A PROFISSÃO


Tenho um verdadeiro fascínio para saber como um adolescente escolhe a sua futura profissão.  Nessa época, ou desde essa época, “ninguém sabe o que quer”.


De há muito existe os famosos testes profissionais, que na prática provaram a sua ineficiência.  Foram terrivelmente ridicularizados quando o médico da seleção brasileira de futebol em 1958 convidou um psicólogo para realizar testes profissionais nos seus jogadores para a Copa do Mundo na Suécia.  Garrincha não tinha aptidão para jogar futebol, revelou o teste!


No meu caso, quando da escolha da minha profissão aos 17 anos, tinha convivência com o comércio e a medicina.  Meu pai me negou a oportunidade de continuar comerciante como ele.  Só me restou a medicina, que conhecia por auxiliar meu avô médico.


Mesmo após enfrentar um competitivo vestibular e ser classificado para me tornar médico, confesso que tinha dúvidas se tinha feito a escolha correta.  Isso me atormentou muito até o 4º ano da faculdade.


Com as aulas práticas em hospitais percebi que teria que concluir o curso superior.  Tive lipotimias nas primeiras vezes que entrei no Centro Cirúrgico para assistir aos procedimentos cirúrgicos.  Depois, em mais de meio século, trabalhei nos Centros Cirúrgicos dos hospitais.


Alguns colegas de turma abandonaram o curso antes da sua conclusão.


A verdade é que “ninguém sabe o que faz, ninguém sabe o que quer”.


No decorrer da carreira,  cuja profissão “escolhemos”, quantos não a trocaram por outras atividades jamais pensadas?


“Toda a vida é um sonho”.


Nunca sabemos sobre nossas escolhas,  e quantas vezes esse sonho não é traduzido em pesadelos nos acompanhando pelo resto da vida?  Escolha da profissão é um dos desafios que enfrentamos,  às vezes por toda a nossa vida.


“Dormimos a vida, eternas crianças do Destino”.


Gabriel Novis Neves

04-12-2021






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.