sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

BARRADO NO MEC


Em julho de 1968 tinha 33 anos de idade completos e aparência de menos. Fui pela 1ªvez ao MEC resolver problemas da pasta da Educação do Estado de Mato Grosso, no governo de Pedro Pedrossian.


Audiência marcada com o Secretário Geral do MEC. Chegando à portaria do prédio do MEC para pegar o elevador que me conduziria ao 4º andar, fui barrado por um dos seguranças.


Queria a minha identificação e saber qual o meu destino. No período dos militares no poder, eu só usava a carteira de identificação de Oficial da Reserva do CPOR do Rio de Janeiro.  Após conferir meus dados e checar por telefone o horário da minha audiência, liberou o elevador para mim.


Estava só e me dirigi à sala de espera do Secretário, sendo recepcionado por uma jovem funcionária que me ofereceu uma cadeira enquanto esperava a minha hora de ser atendido.


Como Brasília sempre foi à cidade das autoridades, a jovem recepcionista julgou ser eu filho ou acompanhante de algum figurão da República que marcara audiência.


Esperei por mais de duas horas a minha vez de ser atendido, e como estava chegando o horário do almoço, a porta de audiências fora aberta e o Secretário perguntou a mim quem eu era.  Disse que era o Secretário de Educação de Mato Grosso e que tinha marcado audiência com ele.


Fez-me entrar no gabinete, me pediu mil desculpas pela demora, e confessou ter me achado muito jovem para o cargo.


Nunca tive uma audiência tão produtiva no atendimento da longa lista de reivindicações em benefício do meu Estado.  


Duas lições ficaram dessa audiência em pleno regime militar: a carteira de identidade de militar embora da reserva é importante e a paciência move montanhas.


Voltei ao meu Estado sem sequelas por ter sido barrado na porta do MEC e satisfeito por ter solucionado importantes problemas por ter exercitado a paciência da espera.


Gabriel Novis Neves

10-11-2021


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.