sábado, 22 de abril de 2023

BUCHO COM FEIJÃO


Minha cozinheira me preparou uma surpresa para o almoço.


Geralmente ela conversa comigo sobre o prato do dia.


Quando cheguei à mesa da copa, lugar das minhas refeições solitárias, o prato da salada de folhas, palmito e tomate já estava pronto.


Quando terminei de preparar o meu estomago, a cozinheira trouxe uma vasilha circular de aço inoxidável e não me disse nada.


Eu olhei o seu interior e lhe perguntei: peixe com feijão mulatinho e linguiça?


Não senhor: ela me respondeu.


Eu perguntei a ela o que eu iria almoçar com arroz branco, farofa de manteiga e pimenta malagueta?


Ela me respondeu: bucho com pedaços de linguiça e feijão.


Nunca tinha comido essa mistura, embora gostasse de bucho com batata e arroz.


Fui provar a novidade da minha cozinheira e gostei muito da iguaria.


Saborosa e ideal de ser servida no almoço.


Aqui chamamos o bucho de dobradinha também, que é o estômago do boi cortado em tirinhas pequenas, cozido com grande variedade de condimentos e acompanhados com o feijão mulatinho.


É uma herança da culinária portuguesa e em Portugal é servida sempre às quintas feiras e em São Paulo às terças feiras.


No caso de São Paulo o abate do boi era sempre na segunda feira e a venda do bucho era na terça feira, quando o prato era preparado para consumo.


A tripa do bucho inspirou ao poeta Fernando Pessoa, que num restaurante na Estrada de Benfica em Lisboa, disse delicadamente ao garçom:


“Serviram-me o amor como dobrada fria. A dobrada à moda do Porto nunca se come fria. ”


A dobradinha é um dos pratos mais antigos da nossa culinária e foi introduzida logo após à chegada dos portugueses à São Paulo e Rio de Janeiro.


Muitos brasileiros a saboreiam com prazer, outros abominam.


Impossível ser indiferente a esse prato que aprendemos a fazer com os portugueses!


A minha cozinheira nunca prepara bucho ou dobradinha para os almoços da família.


Ele desperta reações de amor e ódio, e sou minoria quando o assunto é bucho, que como com satisfação.


Fica a minha sugestão para experimentar este gostoso prato, muito barato e feito de vísceras do animal.


Gabriel Novis Neves

08-03-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.