quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ELA CHEGOU


Logo após o almoço, a tão esperada chuva desabou sobre Cuiabá.  Como é gostoso observar o cair das águas batendo nas janelas e portas, com a ajuda do vento!   A água escorrendo com velocidade nas ruas (com seus esgotos entupidos), vai levando tudo que encontra pela frente para o mais longe.


A alegria das frutas de estação como, abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, jabuticaba, jaca, mamão, laranja, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga devem ser enormes. A partir de então essas frutas irão agradecer aos céus pela água derramada, fazendo abundar seus frutos maravilhosos.


É época da produção abundante das frutas da primavera e alegria dos nossos pássaros de bicos, como os bandos de periquitos, principais predadores das mangas.  A chuva de hoje é prenúncio também de que outras virão, talvez até com mais intensidade e duradoura.  


Com isso, já trabalho com janelas abertas e o calor desumano da parte da manhã amenizou. Tudo melhora com as chuvas, inclusive o humor das pessoas.


As ruas da região onde moro já estão secas, nem parecendo que horas atrás tivemos chuva intensa.  Na periferia muitas ruas foram transformadas em pequenos riachos, ficando temporariamente intransitáveis, causando grandes problemas aos seus moradores.


O vai e vem das pessoas indicam despreocupação com outras surpresas agradáveis como a de hoje após o almoço.  Estão desprevenidas sem uso do guarda-chuva, que pode também ser guarda-sol.


Tenho certeza que muitos antigos cuiabanos dormiram hoje cobertos com seus velhos cobertores, aproveitando a noite mais agradável.  Espero para amanhã um dia menos calorento para podermos descansar do ar refrigerado 24 horas por dia.


E a chuva da manga enfim chegou!


Gabriel Novis Neves

12-10-2021





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.