O QUE COMER HOJE? É a pergunta que ouço todas as manhãs da minha prestimosa cozinheira. Prefiro “surpresa” para almoçar, que o prato encomendado, pois, não sendo cozinheiro, dificilmente serei compreendido.
Ela então preparou um prato de nhoque com carne seca desfiada, farofa de banana e molho à vinagrete. Confesso que a surpresa não foi das mais deliciosas. Ela perguntou se eu tinha gostado. Respondi que gostava dos ingredientes, mas da mistura não.
Educadamente me respondeu indagando: “mas no estômago não fica tudo misturado?”
Sim, mas a digestão começa ao mastigar, quando as glândulas gustativas são acionadas fornecendo o prazer à quem se alimenta. Assim, dizemos que a comida está gostosa, uma delícia.
Agora, essa mistura de massa com carne seca desfiada, farofa de banana e molho à vinagrete, faz minhas glândulas gustativas reclamarem, e com razão. Gosto das coisas simples nas minhas refeições, feitas com sabor e balanceadas com arroz e farofa de banana, principalmente. Nada de invencionices extravagantes.
Tive uma cozinheira que por anos trabalhou em restaurante de estrada, que servia, principalmente, os caminhoneiros, onde o importante era a quantidade de comida para “encher” a barriga. A estréia na minha casa tinha de tudo para fazer um pratão, como arroz, feijão, bife, galinhada, peixe frito, farofa de ovo e de banana, ovos fritos, verduras e legumes. Uma semana depois voltou ao seu serviço no restaurante da estrada.
Minha cozinheira, entretanto, é do arroz e feijão bem feitos, estando muito satisfeito com o seu desempenho no preparo das refeições. Para variar, faz pequenos pastéis de carne moída ou queijo - fritos como mamãe me ensinou, crocantes sem gorduras. É com esse espírito que vou indo com a minha saudável alimentação.
Gabriel Novis Neves
08-10-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.