sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E GOSTOSA

 O QUE COMER HOJE?   É a pergunta que ouço todas as manhãs da minha prestimosa cozinheira.  Prefiro “surpresa” para almoçar, que o prato encomendado, pois, não sendo cozinheiro, dificilmente serei compreendido.


Ela então preparou um prato de nhoque com carne seca desfiada, farofa de banana e molho à vinagrete.  Confesso que a surpresa não foi das mais deliciosas.  Ela perguntou se eu tinha gostado. Respondi que gostava dos ingredientes, mas da mistura não. 


Educadamente me respondeu indagando: “mas no estômago não fica tudo misturado?”  


Sim, mas a digestão começa ao mastigar, quando as glândulas gustativas são acionadas fornecendo o prazer à quem se alimenta.  Assim, dizemos que a  comida está gostosa, uma delícia. 


Agora, essa mistura de massa com carne seca desfiada, farofa de banana e molho à vinagrete, faz minhas glândulas gustativas reclamarem, e com razão.  Gosto das coisas simples nas minhas refeições, feitas com sabor e balanceadas com arroz e farofa de banana, principalmente.  Nada de invencionices extravagantes.


Tive uma cozinheira que por anos trabalhou em restaurante de estrada, que servia, principalmente, os caminhoneiros, onde o importante era a quantidade de comida para “encher” a barriga.  A estréia na minha casa tinha de tudo para fazer um pratão, como arroz, feijão, bife, galinhada, peixe frito, farofa de ovo e de banana, ovos fritos, verduras e legumes.  Uma semana depois voltou ao seu serviço no restaurante da estrada.


Minha cozinheira, entretanto, é do arroz e feijão bem feitos, estando muito satisfeito com o seu desempenho no preparo das refeições.  Para variar, faz pequenos pastéis de carne moída ou queijo - fritos como mamãe me ensinou, crocantes sem gorduras.  É com esse espírito que vou indo com a minha saudável alimentação.


Gabriel Novis Neves

08-10-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.