“Foram tantas as mudanças ocorridas na sociedade, especialmente nos últimos anos, passando pelas alterações de valores, crenças, sentimentos, atingindo todos os segmentos sociais. Os valores tradicionalmente associados à família, e apoiados no princípio que atrelava sexualidade, reprodução e casamento passam, gradativamente, a serem transformados. As representações de família, na sociedade brasileira, foram sendo alteradas em função de modificações que ocorreram no plano das práticas, repercutindo no plano dos valores.
Sequencialmente, ocorreram transformações: a separação da sexualidade e da reprodução- na qual o número de filhos começa a ser planejada -, a reprodução dissociou-se do casamento- não havendo mais filhos ilegítimos- e a dissociação entre sexualidade e casamento reconhecendo-se o direito as uniões consensuais Diversos fatores também influenciaram as mudanças nos formatos familiares ao longo dos anos, como as relações de trabalho, o poder aquisitivo das pessoas, as crenças da ciência e a legislação”.
Simone Barbosa
São tantas as alterações sociais, familiares e de trabalho, que para os jovens parecem normais. Já os mais idosos, quando aceitam essas mudanças, é com alguma dificuldade.
Lembro-me que estava em Brasília trabalhando, quando o Congresso Nacional aprovou, após décadas de engavetamento, a lei do divórcio no Brasil. Até foguetório aconteceu naquela noite de conquista social pela legislação, decretando o final das uniões clandestinas, pois na prática de há muito era usada no Brasil.
Com o DNA, encerrou o ciclo dos filhos ilegítimos, a mulher tornou-se independente economicamente e está claro que sexualidade nada tem a ver com o casamento, nos tempos do “poli amor”. Existem casais sem filhos, com filhos adotivos, e filhos de somente um cônjuge, tudo dentro da legislação existente. Ainda há filhos da inseminação artificial e barriga de aluguel.
Os formatos familiares foram profundamente alterados em curto prazo de tempo e hoje temos uma sociedade como ela é, sem os subterfúgios de alguns anos atrás. Outras mudanças virão, pois o mundo desde seus primórdios apresentou mudanças, só que em ritmo mais lento.
Hoje temos uma avozinha com ambições de vidas novas, como velhinhos ainda planejando novas uniões, tudo de acordo com a legislação vigente. É a vida que segue cheia de surpresas.
Gabriel Novis Neves
19-09-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.