terça-feira, 26 de outubro de 2021

ENVELHECER SEM SENTIR


Este final de semana li nas mídias sociais duas notícias de cientistas de Harvard sobre envelhecer.  A primeira é que envelhecer tem cura; e outra revela os segredos desses cientistas para reverter o envelhecimento.


Cedo recebi esta mensagem de uma professora- doutora da UFMT -, que passo a transcrever:  “Bom dia! Acordei  e fui ler suas crônicas. Os “causos” da Cuiabá antiga,  são deliciosos. Suas crônicas são muito leves! Parece que você achou o timing para envelhecer. Que bom, não? Está de parabéns!”


Diante dessas três análises sobre envelhecer, fiquei com a tese da professora que me conhece aqui da UFMT.  Ela acertou sobre como envelhecer com dignidade e com muita saúde mental.


Há tempos acordo e vou ao escritório do computador.  A disciplina é indispensável para produzir crônicas “terapêuticas” diárias.


Muitas vezes não tenho nada pautado para escrever. Mas, assim mesmo abro o Word e fico com a tela em branco pensando, até que chega uma idéia que desenvolvo no formato de crônicas despretensiosas, especialmente sobre Cuiabá, o meu passado, as histórias que anoto conversando com pessoas que tem contato comigo, como na crônica de hoje.


Quando vejo, está na hora do almoço. Do soninho pós-prandial.  Após, de volta ao computador, logo vem o crepúsculo se despedindo de mim.  O tempo voa.


Está encerrado o dia solar, onde não tive tempo de pensar nas maldades deste mundo, e me preparo para o sono restaurador, já que durmo cedo.  Não tenho estresse, falta do que fazer, muito pelo contrário, estou sem tempo de passar para o papel os estímulos que recebo durante o dia. Administro financeiramente a casa, só percebendo que os dias no envelhecimento parecem mais curtos que aqueles da minha infância.


O envelhecer não contempla a ociosidade patológica, e quanto mais interagir nesse período melhor será sua qualidade de vida.  Eu escolhi escrever crônicas reconhecidas pela minha amiga professora, sendo esse o meu jeito de envelhecer com dignidade, vivendo bem esses tempos que me restam.


Gabriel Novis Neves 

04-10-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.