Com a Covid, foram interrompidos os almoços familiares. Acredito que na maioria das famílias ocorreu o mesmo. Distanciamento era necessário.
Aqui em casa esse encontro era realizado aos domingos, com a ausência da minha mulher, passou a ser realizado aos sábados. Minha cozinheira folga aos domingos, feriados e dias santos.
Tenho três filhos e todos reclamam da falta desse encontro. Agora, que já tomei a terceira dose de reforço contra esse terrível vírus, sentem-se seguros com essa pequena aglomeração, que é a nossa família. Na verdade são filhos, noras, genro, netas, neto, bisnetos e babás- um pequeno grupo que enche a casa, ocupando todos os seus cômodos, trazendo alegria e vida ao solitário bi-vô.
Como dizia a minha mãe quando reunia sua prole de nove filhos – “todos estiveram presentes do mamando ao caducando”. Os almoços de sábado da reunião da família são muitos amorosos com aquela gente toda se beijando e abraçando.
Nunca faltam as fotos e vídeos, especialmente com os bisnetos, cada qual mais engraçado na fase da sua vida. A menina de quase cinco anos, tem um repertório maior a apresentar, como desenhar o próprio nome e dançar. A menina de três anos dança e se distrai com o seu inseparável iPad. O guri de cinco meses sorri o tempo todo quando estimulado, mama no peito e dorme, apesar do barulho da casa cheia de gente.
Todos esperam pela hora do pastelzinho de queijo, bem crocante e seco. As meninas se divertem com o pastel, tirando seus apetites. Os adultos entendem que o pastelzinho é aviso que o almoço está pronto.
“O almoço está na mesa”, avisa a cozinheira, todos sentam-se logo para a comida não esfriar. A cabeceira da mesa é da sucessora da minha mulher, a filha mais velha. O lugar menos cobiçado da imensa mesa é o seu centro, onde quem senta lá fica responsável pela distribuição do almoço aos demais integrantes da enorme mesa.
Com o crescimento da família, para manter o aconchego deste momento, temos uma mesa auxiliar que dão conforto a todos. Só as crianças, pelas suas cadeiras especiais, almoçam na copa com as suas babás. O clima é de festa, terminando com a sobremesa e o cafezinho. Assim são as nossas reuniões semanais aos sábados!
Gabriel Novis Neves
11-10-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.