quinta-feira, 14 de outubro de 2021

RENÚNCIA ÀS MORDOMIAS VIRALIZOU "PIADA"


Um ex-governador conta a seguinte história, que parece piada, como verdadeira.  Certa ocasião precisava de um bom candidato, para elegê-lo prefeito de uma pequena cidade na grande Cuiabá.  Lembrou-se do seu compadre, homem de bem, admirado por toda a população da sua cidade, por ser trabalhador e honesto.


Após muito esforço do governador em convencê-lo, o compadre aceitou a missão, mesmo não gostando de política.  Foi as urnas e ganhou seu adversário político com expressiva votação.


Passados dois anos de mandato, pediu audiência ao governador. Disse ao compadre que iria renunciar ao cargo. Diante da espantosa notícia, o governador com a tal decisão, este quis saber o motivo.  E ele então expôs seus motivos: meu compadre, você me conhece há muito tempo. Sabe que sou uma pessoa honesta. Se continuar no cargo acabarei ladrão e o pior é que estou gostando das mordomias.  Na prefeitura tenho carro novo a minha disposição o dia todo, coisa que nunca tive antes.


Viajo sempre para Cuiabá, onde me hospedo nos melhores hotéis, quando antigamente ficava hospedado em casa de parentes. Frequento os mais caros restaurantes, sendo todas as despesas pagas pela prefeitura. Ganho muitos presentes, especialmente de favores prestados à empresários do município.  


O meu salário é maior que recebia de quando trabalhava por conta própria. É mais que suficiente para as minhas despesas pessoais e mesada para dois filhos que estudam em universidades particulares, e ainda sobra, com as gratificações, um dinheirinho para comprar uns gadinhos e investir na poupança.


O governador retrucou: Então, você está muito bem e aplaudido pela população com a sua bela administração, onde até fonte luminosa já construiu no jardim. Não há motivo válido para renunciar. 


Pois é compadre, disse o prefeito, pior de tudo é que estou gostando do cargo e se continuar nele acabarei sendo ladrão como os outros.


Essa história verdadeira parece ser piada.  Representa como o poder público é exercido na maioria dos municípios brasileiros.  O esbanjamento por parte da elite do nosso país é vergonhoso. Assim mesmo este país vai para frente, com os trabalhadores que lutam no seu dia a dia sem as mordomias do poder.


As desigualdades daqueles em posições mais privilegiadas na hierarquia do poder constituído, é uma falta de respeito com a maioria da nossa população.  Se todos os homens públicos tivessem a postura do prefeito da pequena cidadezinha que renunciou ao cargo pelas mordomias que recebia, teríamos outra sociedade, menos cruel e desumana.


Gabriel Novis Neves

12-10-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.