quinta-feira, 28 de outubro de 2021

CHAMADA INUSITADA


Recebi da minha filha uma chamada telefônica, comunicando-me que irá passar uns dias viajando.  Seu marido estará em missão especial no Reino Unido e Dinamarca na “Conferência Mundial do Meio-Ambiente”, e ela o acompanhará.


O que poderia ser uma viagem agradável em outros tempos, tornou-se motivo de preocupação na realidade atual.  O Reino Unido é líder mundial em novos casos da Covid, sofrendo com o novo surto da pandemia.  Foi o primeiro país do mundo civilizado a liberar erroneamente, todas as suas barreiras sanitárias em julho.


Para especialistas, o número reduzido de pessoas com máscaras, o aumento das aglomerações sociais, a queda da proteção da vacina contra casos leves após seis meses e a baixa taxa de vacinação entre os jovens são fatores que podem ajudar a explicar a explosão de casos no Reino Unido.  Também a sua economia está enfraquecida, produzindo reflexos no modo de viver dos ingleses.


Minha filha pediu que eu cuidasse das suas filhas e netos, até a sua volta se Deus quiser.  Não fiquei preocupado sabendo que suas filhas e netos estão em plena saúde, sendo que o menor de apenas cinco meses tomou hoje as vacinas da idade, ganhou 900 gramas no último mês e cresceu quatro centímetros.


Esse encontro terá o seu início em Copenhague na Dinamarca com a Conferência “Contribuição Brasileira e Dinamarquesa para o desafio do Fornecimento de Alimentos Sustentáveis 2021”.  Reunião com investidores alemães, da congênere CNI e Apresentação da Copenhagen Infraestrutura.


Outros assuntos serão debatidos em pequenas reuniões encerrando com o Encontro de Líderes Mundiais, o trabalho na Dinamarca.  A segunda etapa da Reunião de Trabalho será em Glasgow que é a maior e mais importante cidade da Escócia e a terceira do Reino Unido, com 650 mil habitantes.


Considerada a melhor cidade para estudantes no Reino Unido, é casa de muitas opções de arte, cultura, música, gastronomia, diversão e compras.  Que o frio já intenso para nós não seja motivos de dissabores com a sua permanente garoa.


Em Glasgow, com a presença do Príncipe Charles, haverá um Painel “Finanças para Infraestrutura Sustentável”.  Haverá também um Evento Espaço Brasil e finalmente uma Assembleia de Coalizão.  O governador de Mato-Grosso deverá ter um encontro reservado com o Príncipe Charles.


Mato Grosso, como Estado Amazônico e maior produtor brasileiro em alimentos, terá um papel importante nesse Encontro de Líderes Mundiais.  Para isso está bem preparado para defender as suas teses de desenvolvimento sustentável diante das nações mais poderosas do mundo.  Que a minha filha volte logo com as suas impressões sobre este conclave, surpresa para mim.


Gabriel Novis Neves

25-10-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.