segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

PLANTÃO DE CARNAVAL QUE ME MARCOU


No Rio de Janeiro, a partir do 5º ano de medicina, sempre dei plantão de 24 horas no Hospital e Maternidade Pro-Matre às segundas feiras, dia do célebre baile à fantasia do Theatro Municipal.


Nas terças, seis horas (14-20hs), e domingos alternados, podendo ou não cair no carnaval o meu plantão das (08-20hs), no Hospital e Pronto Socorro Municipal Souza Aguiar.


Meu estágio por concurso na Pro-Matre iniciou no 5º ano de medicina.


Em fevereiro estava no 6º ano, sendo responsável pela turma nova, que iniciava seu estágio em janeiro.


Alguns nunca haviam sequer feito um parto, muito menos auxiliado uma cesariana ou feito uma curetagem, as ocorrências mais frequentes dos plantões.


Era uma segunda-feira de carnaval à noite. O plantão estava sob controle.


O chefe de plantão, professor da universidade, me chama e diz: está tudo bem.


Vou sair um pouquinho para sapear a entrada do Baile de Gala do Theatro Municipal.


Você tem condições de me substituir (estava no início do 6º ano).


Qualquer coisa me procura. Não irei demorar, e se foi.


Foi o tempo suficiente para internar uma gestante com prenhes ectópica rota e sangrando muito.


Precisava ser operada com urgência e com transfusão de sangue, pois estava muito anêmica devido a grande quantidade de sangue perdido.


Já tinha sido auxiliar desse tipo de cirurgia, porém nunca tinha operado.


Não encontrei o titular e chefe do plantão.


Naquela época nem se pensava em telefonia móvel.


Procurei não demonstrar insegurança aos meus calouros, que iriam me auxiliar no procedimento cirúrgico.


Lá pelas quatro da madrugada retornou o chefe de plantão todo alegre, contando sobre as celebridades que tinha visto do “sereno” (termo utilizado para aqueles que ficavam na porta do Theatro), e de suas maravilhosas e caríssimas fantasias.


Depois de contar como foi a sua noite do 2º dia de carnaval, me perguntou como estavam as coisas no plantão.


Tudo bem professor, foi a minha resposta.


Gabriel Novis Neves

26-02-2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.