terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

O TABARIS


Conversando com o meu irmão, ele estava se lembrando de antigas “casas de show”, que desapareceram da vida noturna de Cuiabá.


Verificou que a Cuiabá de 300 anos com mais de seiscentos mil habitantes, dificultou o resgate dos locais de funcionamento das antigas “boates” da cidade.


O surgimento de novos bairros, com suas casas, condomínios fechados, torres de apartamentos e conjuntos habitacionais, apagaram esses “alegres lugares” da nossa memória histórica.


O Tabaris era uma “casa de shows”, frequentada pela “elite” da sociedade cuiabana.


Lá existia um amplo salão com mesas e um palco elevado, onde ficavam os músicos.  Todos os grandes nomes da nossa música instrumental e vocal passaram pela “boate”.


Ficava nos fundos do Bairro Boa Esperança no Coxipó, e era ligada a Avenida Fernando Corrêa por longa estrada de chão batido. Assim "escondida" naquele tempo - não muito distante -, o local hoje abriga um bairro moderno e valorizado.


Antes da fusão dos institutos de previdência dos trabalhadores houve um concurso nacional e alguns jovens aprovados eram cariocas e foram designados para trabalhar em Cuiabá.  Solteiros, bons jogadores de futebol e músicos.  Foram aproveitados pelos nossos clubes na condição de jogadores titulares, chegando a serem campeões cuiabanos de futebol.


Conheceram o Tabaris e passaram a alegrar as noites de sábado cantando, tocando instrumentos de corda e percussão. Ajudaram a fundar uma Escola de Samba, que desfilava na Avenida, com as “meninas” do Tabaris.


Com a unificação dos institutos, parte retornou ao Rio de Janeiro. Outros casaram, constituíram família e moram aqui.


Tabaris não tem sinônimo que a defina dentro da norma culta. “Cada pessoa que viveu dentro ou fora do Tabaris, tem em si o seu significado”.   O certo é que a palavra é bonita.


Quando entendi que se tratava de uma “casa de show”, passei a associa-la “a alegria, a dança, ao amor, a dor, ao prazer”.


Tudo isso é o Tabaris!


Gabriel Novis Neves

13-01-2022







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.