quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

OUTRAS SALAS DE PARTOS


Com a conclusão do 1º Bloco do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, construção que começou dos fundos para frente e abrigam três blocos, a “sala de partos” mudou de endereço.


Saiu do quartinho de depósito do Centro de Ciências Sociais para uma sala bem maior do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.


A execução foi assim projetada para fugir de um enorme aterro, de custo financeiro elevado.


Essa Sala de Partos recebeu visitas ilustres como a do Presidente Geisel, ministros, intelectuais como Antônio Calado, Nelson Pereira dos Santos, o cientista e médico Paulo de Almeida Machado que foi Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) e Ministro da Saúde, fundador da revista Veja (Roberto Civita).


Essa “sala de partos” ficou marcada pelo reconhecimento dos seus cursos pelo então Conselho Federal de Educação.


O de engenharia civil foi festejado com um tremendo carnaval, com bateria da escola de samba, pelos alunos da 1ª turma no laboratório de materiais de construção.


Participaram além dos alunos, professores, servidores e o reitor!


Quando ficaram concluídos o 2º e 3º blocos, a “sala de partos”, mudou para um espaço maior e planejado, com gabinete e secretaria da reitoria, com divisórias de madeira, frente para a praça do restaurante universitário ao lado do Zoológico.


O sofá de couro com poltronas adquiridas na ocasião, até hoje são usadas na 4ª “sala de partos”!


Foi o período que o nosso campus era um verdadeiro canteiro de obras.


Ministros como o da Educação, Saúde, Interior, Agricultura, Minas e Energia, Aldo Rabelo (Presidente da UNE), governador e secretários de Estado, reitores de outras universidades, professor Adib Jatene, arquiteto Sérgio Bernardes, mestre Linaldo Cavalcanti, maestro Radamés Gnattali, cantora Elizeth Cardozo, violonista Turíbio Santos.


Com a inauguração de parte do prédio da Biblioteca Central, a sala de partos fez a sua última mudança no meu período de reitoria.


No sofá de couro sentou o meu professor Sílvio Fraga, pai do economista Armínio Fraga, campeão João do Pulo, nossa atleta campeã que corria descalça Jorilda Sabino, o diretor de teatro Antunes Filho e a atriz Tônia Carrero.


Impossível relacionar o nome de todos os cientistas, pesquisadores, professores, escritores, diplomatas, artistas, intelectuais, políticos que frequentaram as nossas mais diversas “salas de partos”.


Há 50 anos, a reitoria da UFMT funcionou nas “salas de partos” espalhadas pelo campus.


Aguarda a construção do único prédio vertical, alojando todas as áreas administrativas no 20º andar, com vista panorâmica do campus e de Cuiabá.


Gabriel Novis Neves

17-02-2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.