quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

PERSONALIDADES CUIABANAS


O mais antigo personagem que me vem à memória da Cuiabá antiga, é o professor Ezequiel de Siqueira.


Homem culto, foi professor, entendia de numerologia e “olhava a sorte” das pessoas lendo a palma das suas mãos. Vivia acompanhado por uma série de cachorros vira-latas, todos com apelidos.


Também participava de aniversários, geralmente infantis, com seus vira-latas, quando declamava versos e se servia dos salgadinhos e doces. Só então começavam as festas.


Usava as primeiras horas da tarde, quando o movimento do Bar do Bugre era menor, para “despachar”.  Ele tinha muitos “clientes” entre os estudantes daquela época, que o procuravam para fazer redações e resolver problemas de matemática.


Quando o cronista Carlinhos de Oliveira, anos depois, fez do restaurante e bar “Antonius” do Rio de Janeiro o seu escritório, mereceu inúmeras reportagens em jornais e revistas de grande circulação no país.


Ezequiel era muito querido das crianças e dos cuiabanos.  Interferiu na minha vida “profissional” de uma maneira decisiva. Certa ocasião eu estava de férias e fui ao bar do meu pai após o almoço.


Encontrei o Ezequiel dos meus tempos de criança, despachando na mesa logo após uma das portas centrais do estabelecimento comercial, com os seus vira-latas deitados ao redor e debaixo dela.


Pediu que me sentasse ao seu lado. Disse que soubera pelo meu pai que estava estudando medicina no Rio.


Iria fazer a minha numerologia para me indicar como deveria assinar minhas receitas e escrever meu nome acrescentado de Dr.  


Depois do estudo me deu o seguinte conselho: nunca use o Dr. antes do seu nome. Irá lhe atrapalhar.  O melhor é escrever só o Gabriel ou o nome inteiro.


Pelo sim, pelo não, a partir da conclusão do curso de medicina, tanto nos blocos de receituários médicos, quanto nos documentos que tinha que assinar quando exerci cargos públicos, e até cheques quando eram necessários, sempre lembrava do querido professor Ezequiel de Siqueira.


Ele foi encontrado morto, nas proximidades da estrada da Chapada dos Guimarães.


Fiquei conhecido simplesmente como Gabriel.


Gabriel Novis Neves 

10-01-2021






Registro do óbito 
Acervo fotográfico de Francisco Chagas Rocha 

Outras imagens obtidas nos grupos do Facebook "Cuiabá-MT de antigamente" e "Cuiabá e Mato Grosso de Antanho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.