sábado, 23 de julho de 2022

NÃO SEI ONDE MORO


Há 30 anos moro em um apartamento na rua Estevão de Mendonça, antiga rua do Caixão.


Meu CEP (código de endereçamento postal) era do bairro Goiabeiras.


Dizem que a rua original passava por uma região de chácaras com muitas goiabeiras, fruto muito apreciado na Cuiabá antiga.


Achava bonito o nome do meu bairro: Goiabeiras!


De uns tempos para cá, mudaram o meu CEP.


Fiquei sabendo que morava na rua Estevão de Mendonça no bairro Popular.


Esse bairro, que de popular hoje não tem mais nada, era um terreno da Prefeitura de Cuiabá que foi doado para a construção do primeiro conjunto habitacional da capital, isso em 1948.


Diz ter sido construído no governo do Presidente cuiabano, Eurico Gaspar Dutra.


A sua pracinha, chamada de Popular, por ser ponto de encontro dos seus primeiros moradores, passou a ser referência da grã-finagem de hoje.


Quase todas as “casas populares” foram alvo da especulação imobiliária e transformadas em edifícios de luxo.


Algumas casinhas em torno da Praça foram modificadas para chiques restaurantes, pizzarias, cafés, sorveterias, salões de cabelereiros, boates e tudo de bom que um lugar de ostentação de riqueza exige.


Moro nas suas imediações, não necessitando de condução para se chegar lá.


Hoje recebi uma correspondência e o CEP da minha casa veio como se morasse no bairro Duque de Caxias!


Esse “novo” nome do meu bairro é uma alusão ao Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.


Os fundos do prédio onde moro dá para o antigo 16º Batalhão de Caçadores.


Hoje é o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.


Também me orientava pela avenida do Coxim que mudou de nome.


O velho cuiabano precisa de um bom guia para andar pela cidade onde nasceu, foi criado e mora há tantos anos.


Está totalmente “perdido para o progresso”.


Será que alguém poderá me ajudar, a saber, em que bairro moro?


Gabriel Novis Neves

27-01-2022








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.