domingo, 2 de outubro de 2022

INÍCIO DA SEMANA


A segunda-feira não é um dia simpático para a maioria da nossa população.


Acho que lembra o início de uma jornada de trabalho, não aceito por aqueles que festejam o “sextou”!


Quando a primeira obrigação é ir ao dentista, mesmo que seja apenas para prevenção da minha saúde bucal, logo me vem à memória o ruído da máquina do dentista.


Na rua de Baixo (Galdino Pimentel) a casa onde nasci era colada à do dentista Lúcio de Almeida, um prático que atendia a sua clientela.


Minha mãe sempre me mandava lá, por ser mais barato, e até hoje tenho todos os meus dentes.


Minha mãe dizia que eu devo isso ao uso continuado do Calcigenol Irradiado, receitado por ela na mudança da primeira para a segunda dentição, e escovar os dentes com folhas das goiabeiras.


Meu dentista tinha filhas e um filho famoso chamado Ivo de Almeida, o melhor locutor esportivo da história de Cuiabá de todos os tempos.


Foi homenageado quando da inauguração do Estádio José Frageli, o Verdão, quando ganhou uma estátua de corpo inteiro bem na sua entrada.


Com as obras que transformaram o Verdão em Arena Pantanal, não sei do paradeiro da estátua.


Cuiabá é assim, especialmente com as fotos dos ocupantes de cargos públicos importantes.


Terminado seus períodos de mandato as fotos são arrancadas das paredes e jogadas no almoxarifado, quando não no lixo ou queimadas.


Exemplo recente ocorreu na UFMT, onde no Conselho Diretor existia uma foto do Presidente da República que criou a nossa universidade.


Essa foto não existe mais nem na sala do Conselho Diretor ou Universidade.


Estamos apagando a nossa histórica recente, e o nosso departamento de História e o Núcleo de Documentação Histórica de MT (seu nome original com seus pesquisadores), o IHGMT (Histórico Geográfico de Mato Grosso) e a Academia Mato Grossense de Letras, bem que poderiam fazer anotações sobre esses fatos relatados.


Até os primeiros prédios da nossa universidade foram “envelopados”, tornando irreconhecível o início do campus!


A Biblioteca Central, o Teatro Universitário, Ginásio de Esportes e blocos do Centro de Tecnologia, Agronomia e Saúde, são difíceis de serem escondidos.


Depois, grupos de idosos, reclamam do desmanche da nossa história.


Voltei do dentista com uma receita para comprar uma escova elétrica, uma novidade para mim, sem nenhuma cárie dentária e o meu retorno marcado para antes do final do ano para retirar tártaros.


Gabriel Novis Neves

26-09-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.