segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

FUMO BOM


Aos dez anos de idade me mudei da "rua de Baixo" para a "rua do Campo", acompanhando meus pais.


A casa, que foi até residência de Presidente do Estado, foi adquirida pelo meu pai.  Ficava entre a Casa Barão de Melgaço e o Clube Feminino.   Durante a reforma do velho casarão foi encontrada enterrada no quintal grande quantidade de armas.


Na rua do Campo, mais um pouco adiante, na esquina da rua Cândido Mariano, atravessando a rua, era estabelecido o armazém do Dutra, chamado de "Fumo Bom".


Logo o estabelecimento comercial passou a ser chamado pelos cuiabanos de Casa Dutra Fumo Bom ou simplesmente Dutra Fumo Bom.  Depois, só de Fumo Bom ou Dutra.


Foi no "Fumo Bom" que passei a fazer as compras para mamãe.


Frutas e verduras eram vendidas nas portas das casas cuiabanas, pelos verdureiros conhecidos popularmente por venderem, além de frutas, panelas de barro, colheres de pau para mexer doce de caju, rapaduras de cana de açúcar, "farinha branca" granulada tipo pó, e outros produtos para a cozinha da casa.


No armazém do Dutra comprávamos na “caderneta”, onde as despesas eram anotadas e no final do mês pagas.


Mas a especialidade da Casa era o fumo, que o Dutra dizia ser ótimo.  O tabaco tinha duas finalidades.  Uma era para fazer cigarros para fumar e outro para mascar.  Dutra tinha uma faca grande muito afiada que ele cortava o fumo de acordo com o pedido do freguês, com extrema habilidade.


A funcionária da minha casa costumava comprar cinquenta centavos de fumo para mascar enquanto lavava as roupas. Ela não fumava.  Já os tropeiros costumavam comprar dois palmos de fumo para fazer cigarros de palha.


Dutra era amigo de todos, os atendia com camaradagem, usando muitas das vezes terno branco com chapéu social.


Dutra Fumo Bom se transformou em nome próprio do comerciante com loja em frente à antiga Residência dos Governadores.   Fui colega, no Colégio Estadual, de dois filhos do Dutra Fumo Bom - Elzinha e Amaury.  Viajei para estudar fora no início de 1953 e jamais perdi essas amizades.


Gabriel Novis Neves

06-01-2022




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.