domingo, 25 de dezembro de 2022

TUDO FICOU DIFERENTE


Estamos chegando ao final de mais um ano, com as festas do Natal e Ano Novo.


Sinto tudo tão diferente e acho que foi por perda de estímulos que ficaram no nosso passado.


Como foi bom esse tempo quando tinha deveres escolares e férias para gozar!


A alegria de ter avançado nos estudos, caminhando para chegar ao meu objetivo, que era me formar em medicina, após 18 anos frequentando escolas em Cuiabá e universidade no Rio de Janeiro.


Tudo ficava misturado com as festas do Natal e Ano Novo.


A última vez que senti esse prazer juvenil foi em dezembro de 1960.


Conclui minha graduação em medicina no dia 15 de dezembro de 1960, e vim passar as festas de final de ano com os meus pais e irmãos em Cuiabá.


Depois, ficou tudo tão diferente! Lembro-me de dezembro de 1964, quando fiquei com a Regina e minha filha Monica de três meses na casinha da rua Marechal Floriano Peixoto, dormindo.


As crianças foram crescendo, eu mudei para uma casa maior no bairro do Porto, e as festas foram se adequando a elas.


Era uma novidade para mim as festas natalinas e de ano novo, pois na minha infância nunca tive essas festas em casa, porque o meu pai trabalhava à noite no bar.


Enquanto estive no Rio morava em pensões, e aproveitava essas datas para estudar e depois para dar plantões, que gostava muito.


O aluno “caxias” gostava dessas extravagâncias, e o tempo corria.


Passados dezenas de anos minha casa esvaziou, e as festas do Natal e Ano Novo são realizadas pelos meus filhos, netos e bisnetos em minha casa, sem a obrigação de ser à noite.


Papai Noel não chega pela chaminé do meu apartamento.


Entra pela porta social, é rápida a sua visita, leva o seu cachê e vai com o seu empresário fazer outras visitas.


O almoço do Natal e Ano Novo é realizado aqui quando eles não estão viajando.


Tudo ficou muito diferente, e essas datas cheias de receitas para um Ano Novo cheio de saúde e prosperidade, tenho passado dormindo como nos meus anos de infância.


A missa do galo celebrada pelo Papa é assistida pela TV.


O carneirinho, a carne de porco, tender e bacalhau já estão no freezer da minha geladeira.


Rabanada à vontade, feita no dia das festanças.


A calça branca e camisa amarela no guarda-roupas.


Feliz Natal e Ano Novo.


Gabriel Novis Neves

24-12-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.