sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

OS BISNETOS


Os almoços de final de semana, quando a família se reunia na minha casa para me fazer companhia, ele tinha um nome – almoço da família.


Com a chegada dos meus bisnetos mudou de nome para almoço com os bisnetos, com a ausência sempre lembrada do Lourenço que mora em Portugal.


É o dia da semana que as minhas Marias estão de folga das suas atividades, como aulas da pré-escola, balé, canto, música e academia de ginástica.


O João Gabriel, com menos de dois anos, aprende o dia todo com a sua irmã mais velha e a prima, um pouquinho mais nova.


As Marias são primas irmãs, embora eu as considere irmãs primas.


Vestem-se sempre iguais, passam os dias juntas e quando podem dormem na mesma cama, embora cada uma viva em sua casa própria.


Dia desses as Marias se apresentaram num festival de balé no Cine Teatro de Cuiabá.


Nessas oportunidades não são tímidas, e dançam no palco do teatro lotado de gente.


O João Gabriel sempre as acompanha, prestando atenção em tudo.


Aguardo sempre com alegria a hora que eles chegam aqui em casa, pois nesse momento a casa se transforma.


Fecho o meu computador, e as crianças correm pela casa toda como quem procura aquilo que elas não sabem serem todos seus.


A babá estende uma enorme esteira no chão da sala de visitas cheia de brinquedos.


A correria é em direção a impressora do computador do meu escritório.


Retornam com várias folhas de impressão, lápis e canetas para mostrar ao biso que já sabem escrever e desenhar.


O produto final me é entregue de presente, para me encher de mais felicidade.


Continuam o corre–corre pela casa, do meu quarto à cozinha, onde está terminando a fritura dos pasteizinhos que eles amam, e só dizem: “comer aqui que é o gostoso”!


Pelo piso de baixo do meu apartamento terminam a exploração.


Chegou a vez então de brincarem na cobertura.


O enorme salão, a piscina e os jardins cheios de flores, oferecem a turminha novos atrativos.


Preferem almoçar por lá, embora insistimos que participem da nossa mesa, especialmente em datas especiais como: aniversários, Natal e Ano Novo, com os presentes trazidos pelo Papai Noel.


O dia está terminando e chega a hora deles partirem, mas me deixam cheio de alegria.


“Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria...


Depois, retoma coisas e pessoas pra ver se já somos capazes de sermos alegres sozinhos...


Essa... a alegria que Ele quer” (Guimarães Rosa).


Gabriel Novis Neves

26-11-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.