sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

MILIONÁRIOS DE VERDADE


Estava jogando conversa fora com um velho colega falando sobre a vida de milionários.


Ingenuamente eu dizia ao meu visitante que não entendia como determinadas pessoas que começaram a trabalhar sem herdar fortunas, ou ser de famílias abonadas e, em trinta anos de profissão serem possuidores de grande fortuna.


Ele me respondeu dizendo que o grande impulso para eles chegarem lá foi trabalhando muito no setor de produção de alimentos em nosso Estado.


Você só fica rico comprando e vendendo, mas corre riscos.


O profissional liberal de sucesso, por exemplo, enquanto está trabalhando ganha dinheiro, mas não o suficiente para ser um verdadeiro milionário.


A tranquilidade financeira só se consegue fazendo empreendimentos comerciais.


Se meu visitante conseguiu algum lucro financeiro foi fazendo alguns investimentos de riscos, inerentes a todos os investimentos.


Concordei com ele.


Fui exemplo de profissional liberal de sucesso e não sou rico.


Também nunca quis me arriscar em grandes negócios e abandonar a minha profissão.


Estou aposentado e não sofro humilhações financeiras.


Meus contemporâneos foram médicos fazendeiros, fizeram negócios com a venda de gados e ganharam dinheiro.


Médico chegava recém-formado em Cuiabá, trabalhava como um louco nos primeiros anos de profissão, juntava um dinheirinho e comprava uma fazenda.


Dividia sua profissão com a de fazendeiro, e ficava rico criando, comprando e vendendo boi.


Eu fui exceção: nunca possui um sítio, chácara ou casa na Chapada.


Nunca fiz investimentos de riscos para ganhar dinheiro e dividir o meu tempo entre negócios e a medicina.


O filho odontólogo do meu amigo fez um excelente curso de graduação e especialização pela Universidade do Brasil, em Brasília.


Ao retornar à sua cidade natal, nunca exerceu a sua profissão.


Seu “feeling “ lhe levou para a área de negócios e, desde muito moço, exerceu o ramo arriscado dos negócios e se tornou fazendeiro.


Cria gados, peixes e planta teca.


Está bem financeiramente antes de completar sessenta anos de idade, o que não conseguiria exercendo a sua profissão liberal.


Um milionário de verdade acha normal gastar em uma Copa no Catar, do início da competição até o seu final, quase aquilo que eu consegui juntar em sessenta anos de serviços.


Fica a lição para quem quiser ser rico: ser trabalhador, possuir talento, ser um jogador para arriscar a fazer negócios, estar bem relacionado.


Gabriel Novis Neves

05-12-2022








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.