quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

PROVÉRBIO ANTIGO


Assistindo aos jogos da Copa do Catar, mesmo com a eliminação do Brasil, lembrei muito de um provérbio da minha infância: “quem cala, consente. ”


Os rigorosos comentaristas esportivos de jornais, rádios, televisões e outras modernas plataformas de comunicação, nunca comentaram nada sobre o gramado dos lindos estádios dos jogos da Copa do Mundo.


O Brasil para sediar os jogos da Copa de 2014 modernizou seus antigos estádios, como o Maracanã, e construiu novos, como a Arena Pantanal, em Cuiabá.


Em quaisquer dessas novas arenas a reclamação é geral com relação ao seu gramado, classificado de péssimo para a prática do bom futebol.


Essa queixa vem de jogadores, técnicos, imprensa em geral, e daqueles que assistem aos jogos nas arenas ou em suas casas pela televisão.


A arquitetura das arenas é elogiada por todos, e eu acho a nossa arena uma das mais belas do mundo, tendo acompanhado do terraço do meu apartamento e fotografado toda a sua construção.


Para sanar esse mal que atinge, não só os nossos gramados, mas os de todos dos países sul-americanos, o Atlético Paranaense e o Palmeiras de São Paulo possuem grama sintética.


Esta não é do agrado dos jogadores, que encontram defeitos para uma partida técnica.


Reparei pela televisão que os gramados dos estádios de futebol do Catar são verdadeiros tapetes verdes preenchendo por igual todo o piso do local dos jogos.


Não percebi nenhuma manifestação de desagrado por parte da imprensa, principalmente dos jogadores de futebol e seus técnicos.


Como “quem cala, consente”, fui pesquisar para saber que tipo de grama os árabes usaram para construírem verdadeiros tapetes verdes em seus estádios.


Essas sementes são nativas de alguns países, inclusive o Brasil, é resistente ao sol, convive bem com a baixa umidade, a seca, o calor elevado e o pisoteio.


Foram transportadas até o Catar em aeronaves climatizadas e os campos são regados com água do mar dessalinizada em um processo de uso intensivo de energia.


No Brasil a produção de grama não fica restrita aos estádios de futebol.


A relva está presente em abundância nos meios rural e urbano, como parques, praças, jardins, quintais, chácaras, e outra infinidade de espaços.


O Brasil conta com 324 produtores que plantam em torno de 25 mil hectares desse tipo de grama.


Vamos aproveitar as férias do Campeonato Brasileiro da série A, para plantarmos um novo gramado na Arena Pantanal, que ficará com a cara de um verdadeiro tapete verde.


Depois, será cuidar da sua manutenção molhando-o intensivamente com água do rio Cuiabá.


Gabriel Novis Neves

10-12-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.