sábado, 17 de dezembro de 2022

REMÉDIO PARA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR


Carne seca com arroz é mais um prato apreciado da nossa culinária.


Minha cozinheira sempre faz para mim. É conhecido como Maria Izabel.


Ainda mais com arroz com banana e pimenta malagueta.


Meu almoço hoje foi esse simples e delicioso prato.


De sobremesa fatias de melão gelado.


Como diz a minha neta, “o almoço estava dos deuses”.


Quando escrevo sobre a nossa gastronomia me surpreendo com o número de leitores que tem intolerância a alguns pratos.


Língua, dobradinha ou bucho, rabada são os campeões absolutos.


Atribuo essa ojeriza à falta de hábito alimentar na infância.


O melhor remédio para corrigir isso é morar durante alguns anos em pensões ou prestar o serviço militar.


Nessas condições, ou aceitávamos aquilo que vinha do “rancho”, que era o nome da refeição servida ao soldado, ou a fome nos pegava.


A minha geração foi dispensada do serviço militar.


A exceção fui eu e meu “pistolão” Filinto Muller da sua mansão na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, ele me disse que seria preparado no Exército Brasileiro para o “Batalhão Presidencial de Guardas” dos catarinas.


Quem servia nesse Batalhão, geralmente eram jovens recrutados no Estado de Santa Catarina, e por isso o Batalhão era apelidado de catarinas.


Eram altos e fortes, descendentes de migrantes europeus e loiros.


Os mulatos como eu eram os brasileiros...


Hoje agradeço a ele por ter me oferecido condições de comer de tudo, dormir no chão das barracas, construir meu próprio banheiro.


Assim como passar o dia todo uniformizado com pesados coturnos nos pés.


Esse foi o remédio que tomei para curar a minha intolerância alimentar.


Hoje língua, bucho ou dobradinha e rabada não são excluídos dos meus almoços, e acho todos pratos deliciosos.


Mesmo se estivesse no Catar, não faria igual ao Ronaldo Fenômeno e alguns craques da nossa seleção que após os jogos nos dias de folga, foram jantar bife de boi foleado a ouro.


Prefiro uma suculenta canja de galinha, jantar ideal para antes de dormir.


Sou matuto ou estou fora da moda com minhas preferências gastronômicas?


Gabriel Novis Neves

06-12-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.