Carne moída com quiabo, arroz branco com um ovo frito em cima e palito de batata frita, para mim é a excelência da nossa comida caseira.
Cuiabá é o resultado da cultura de diversos povos que ajudaram a formar a cidade. Essa união é vista na nossa culinária, que possui origem Indígena, Portuguesa, Africana e Espanhola. As mais tradicionais comidas da região são: Maria Izabel, mais conhecida como carne seca com arroz; farofa de banana; arroz com pequi; pintado, peixe servido na moranga; escaldado cuiabano, que é uma sopa afrodisíaca, porém mais conhecida para curar ressaca.
Quando os jovens cuiabanos procuravam formação superior no Rio de Janeiro, voltavam trazendo para cá certos hábitos da gastronomia carioca que foram incorporados aos nossos. Aprendemos a fazer e gostar das feijoadas; filé com arroz e farofa – apelidado de filé Oswaldo Aranha em homenagem ao político e adorador confesso desse prato apetitoso; bife com batata frita; e do picadinho que é feito geralmente de carne de alcatra picada com tubérculos, caules e frutos de tomate, batata, cenoura, cebola etc. O gosto desses pratos apetitosos era diferente dos mesmos feitos em outras cidades que não fossem o Rio de Janeiro.
Pois bem, o meu prato preferido feito pelas cozinheiras de Cuiabá, não encontro nem nos chamados restaurantes de luxo da minha cidade. Será que por ser simples apetitoso e de baixo preço são retirados dos cardápios dos ditos restaurantes de luxo com comidas internacionais? A comida simples é sempre gostosa como essa que acima citei.
Não é comida de encher a barriga como alguns preferem, porém, com proteínas e carboidratos necessários ao nosso organismo. Gastronomia é cultura, sendo que a educação alimentar deve ser ministrada nos primeiros anos de vida.
Devido a erros que se iniciam nos meses iniciais da nossa existência, os bebês são levados a conhecer os carboidratos, proporcionando muitas dificuldades na educação alimentar das crianças. Tornam-se adultos alimentando-se mal e passando essa cultura gastronômica errada, a sua descendência; quando o melhor continua sendo nos alimentar com comida simples e gostosa da nossa rica culinária.
Gabriel Novis Neves
26-10-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.