sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A EXCELÊNCIA PRIVADA


Trabalhava como médico plantonista do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá havia alguns anos. Meu dia era o sábado, 24h. Só assim poderia exercer outras funções durante a semana.


Nessa oportunidade conheci um colega cuiabano recém-formado em medicina. Estudara em Curitiba.  Demonstrou ser um excelente obstetra-ginecologista com boas noções em cirurgia geral.  Fiquei seu amigo e admirador. Nas conversas demonstrou seu interesse em criar uma maternidade, que oferecesse melhores condições de hotelaria às suas gestantes.


A cidade crescera e a maternidade do Hospital Geral era o único lugar para atender as gestantes da Grande Cuiabá.  Conversou com outros jovens colegas, todos recém-chegado, sobre a sua idéia.


Em uma noite de 1978, fui convidado como Reitor, para cortar a fita simbólica que marcava a inauguração da 1ª Clínica e Maternidade privada de Cuiabá.  Suas instalações ficavam em prédio alugado e adaptado no Bairro Bandeirantes, e sua capacidade era para apenas cinco apartamentos!


Eu costumava chama-la de “boutique” hospitalar, pela beleza das suas instalações e número reduzidos de quartos.  Anexo à Clínica existiam dois consultórios para os médicos fundadores.


Nessa ocasião fora vendida a casa onde tinha o meu consultório. Imediatamente o Presidente da Clínica me ofereceu um horário em seu próprio consultório, sem ônus, para atender minhas pacientes.  Aos poucos me transformei em 2º acionista da Clínica Femina, sendo também seu vice-presidente!


Era necessária a sua expansão. Compramos um terreno no bairro da Lixeira em frente ao antigo tanque do Baú.  Construímos um hospital maior. Vários terrenos nas suas proximidades foram adquiridos. O hospital passou por uma série de ampliações e transformações.  Hoje possui 100 leitos, Centro Cirúrgico, várias salas para cirurgia e partos, UTIs neonatal, pediátrica e adulta.


Prédio de consultórios, pronto atendimento, exames de imagens e bioquímicos. Prédios para administração hospitalar, lavanderia, farmácia, almoxarifado e amplos estacionamentos. Todos esses espaços compõem o complexo hospitalar Femina, com terreno suficiente para futuras expansões.


O mais importante foi à credibilidade que conquistou perante a sociedade mato-grossense, sendo vista como sinal de excelência de serviços médicos. Como foi bom ter participado e ajudado à construir. 


Gabriel Novis Neves

20-11-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.