Recebi de um amigo um telefonema me contando das peripécias que tem enfrentado. Dia desses recebeu um médico em sua casa. Viera consultá-lo. Estava de avental branco e usava máscaras protetoras. Sentou-se em uma cadeira de balanço com agenda no colo. Conversou longamente com ele. Quando o médico lhe pediu que fornecesse o nome do medicamento que usava, pediu auxílio à sua enfermeira para citar os 23 que lhe foram prescritos pelos mais variados especialistas.
Fez questão de ler um calhamaço dos resultados do seu último exame de sangue. Ao sair pediu mais alguns exames de sangue. Ele se despediu dizendo que iria procurar na bibliografia os efeitos colaterais dos remédios que tomava diariamente.
Outra consulta, diz meu amigo, ocorreu por vídeo, dois dias após, com um médico brasileiro nos USA. Falaram por cerca de 30 minutos. Diz que o que é difícil para os médicos daqui, também o é para os dos Estados Unidos. Ficou de retornar a nova consulta daqui a um mês, antes do Natal.
Desanimado, quis saber minha opinião sobre o seu problema de saúde. Disse-lhe que só existia uma fórmula de não passar mal, depois de certa idade: morrendo. Ele já estava com mais de 70 anos e esses sintomas que ele sentia eram frequentes nos idosos.
Notei que sentia falta das consultas dos médicos de antigamente, onde as toalhinhas de linho para ausculta dos pulmões, o toque dos dedos para verificação dos batimentos cardíacos e o olho no olho eram manobras indispensáveis às curas da alma, principalmente.
Falamos por mais alguns minutos quando ele manifestou toda a sua indignação pela arbitragem do VAR no jogo do Bahia e Cuiabá, quando este marcou dois gols legítimos e anulados. Ele não sabia que o meu Botafogo, com antecedência de uma rodada para terminar o Brasileirão série B, havia sido campeão.
Despedimo-nos e ele deve ter ficado intrigado sobre meu comportamento esportivo no ano que vem, quando o Cuiabá enfrentará o Glorioso!
Gabriel Novis Neves
22-11-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.