A pandemia causada pelo Covid 19 mexeu com o mundo, causando milhares de mortes, abalando economias fortes, criando novas formas de viver, onde o isolamento das pessoas foi fundamental. As escolas foram fechadas, os bancos passaram a trabalhar on-line, os artistas ficaram sem exercer a sua profissão, os estádios de futebol sem receber público.
Com o aparecimento da vacina e imunização da população, a vida está voltando aos poucos ao normal.
Lembro o terror dos primeiros meses da pandemia, onde a impressão que ficou foi de uma guerra, com tudo fechado e muitas mortes. O mundo daqui para frente não será mais o mesmo, onde certos hábitos permanecerão para sempre como o uso das máscaras de proteção facial, lavar as mãos com álcool em gel e o cuidado para se manter o distanciamento.
O sistema educacional pós-pandemia tem a tendência de permanecer à distância, com exceção da pré-escola. Adotarão o sistema híbrido.
Novas doenças emocionais surgiram com a pandemia, ainda de difícil cura. Muitos casamentos foram desfeitos e novas formas de união aumentaram.
Serviços bancários e o comércio manterão o mínimo de atendimento presencial. Restaurantes, teatros, cinemas terão um horário e público determinados para funcionarem. Os orçamentos para a saúde deverão ser maiores que dos anos anteriores. A indústria farmacêutica sofrerá um grande avanço, com o aparecimento de novos medicamentos antivirais.
O trabalho informal aumentará e a taxa de desempregados também. A economia mundial ainda levará um bom tempo para se recuperar. E o homem deverá ser mais solidário com o próximo.
Não sabemos ainda o tempo de imunização dessas vacinas, e se seu uso será anual ou não. Também ignoramos os efeitos futuros das vacinas. A ciência está avançada, mas insuficiente para nos proteger de todos os males que somos acometidos, com velocidade de resposta aquém do esperado.
Gabriel Novis Neves
21-10-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.