terça-feira, 2 de novembro de 2021

DAS COISAS RECENTES DE CUIABÁ


Dia desses conversando com a minha filha, ela lembrou com saudades de “A Patotinha”.  Era uma casa de sorvetes que existia na Avenida Isaac Póvoas, centro de encontro da mocidade de Cuiabá nos anos oitenta.  Aos domingos à tarde toda a mocidade ia para lá conversar, tomar sorvetes deliciosos, sucos de frutas e paquerar.  Era muito bonito ver aquela movimentação alegre com os rapazes em suas motos possantes e carros de luxo.


Como morávamos no Porto, ia levar e buscar a minha filha e “sapear” o ambiente.  Durante a semana não raro ia à Patotinha com a minha mulher saborear o sorvete de coco ou de leite com cobertura de chocolate.


Acho que a Patotinha foi vendida, a qualidade dos serviços caiu e na verdade não sei o que funciona hoje no seu local.


Como uma reminiscência puxa a outra, ela também se lembrou de uma imensa churrascaria e pizzaria que funcionava na mesma avenida, em um enorme quintal.  Quantos domingos levava, com a minha mulher, meus três filhos menores para brincarem no quintal onde era localizado o restaurante com atrativos para as crianças e depois saboreávamos a deliciosa pizza de muçarela do Bienrhaus.  Esse local também não existe mais, e suas antigas mangueiras foram derrubadas.


O pior que esses pontos de encontro foram desaparecendo como antes foi o “Bar do Beto” no início da Getúlio Vargas, e não surgiram substitutos.  Único local para a criançada se encontrar hoje ficou restrito à Praça Popular com suas pequenas sorveterias e casas de lanche.


Na verdade o grande centro de vivência para a geração atual são os seus quatro modernos shoppings. Os meus bisnetos adoram os brinquedos dos mais variados dos shoppings e as guloseimas como sorvetes, pipocas e até refeições.  Como alternativas, os parques, zoológicos e passeios pela cidade.


Cuiabá se transformou em metrópole e criou seus próprios ambientes de lazer em condomínios fechados, onde são realizados encontros e festinhas de aniversário.


As casas enormes onde reuníamos amigos para conversar, almoçar, realizar festas de casamento, batizados e aniversários foram substituídas pelas moradias em espigões de concretos e modernos e luxuosos condomínios.


Pedi a minha filha que mudássemos o rumo da conversa sobre reminiscências e fossemos conversar sobre o dia a dia das suas netas e neto - assuntos atuais e com aplicações apenas para o presente.


Gabriel Novis Neves

18-10-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.