quinta-feira, 11 de novembro de 2021

"QUARUP"


Quando convidado por Orlando Villasboas para assistir ao Quarup em homenagem a Noel Nutells no Parque Indígena do Xingu, deixei o pequeno monomotor que me conduzira e caminhei pela curta estrada de terra, em direção ao Centro do Evento.


Percorri uma estrada onde índios, índias e crianças de cócoras, andando ou mamando, observaram o meu passar.  Também assisti crianças chorando e mulheres falando em voz alta o seu idioma.


Despertou-me naquela ocasião um sentimento de liberdade aonde chegava à casa de muitos sem importuna-los.


No Centro do Evento os índios mais velhos sempre repetiam para mim a mesma pergunta; quantos filhos você tem?”  Davam muita importância àqueles visitantes de prole numerosa, já que não podiam ter muitos filhos.


Tinham sempre que se deslocar na busca da caça e pesca para alimentação, além de cumprir rituais que os obrigavam, por exemplo, a fugir da lua.  Isso os obrigava a fazer planejamento familiar com número reduzido de filhos.  Conheciam bem as ervas medicinais que evitavam a gravidez e as utilizavam com sucesso.


Valorizavam muito as crianças, sendo dos homens a responsabilidade pela sua educação, ficando as mulheres com as atribuições de fazer a comida e cuidar da oca.


Como disse que só possuía três filhos, não me deram a mínima atenção.


Fiquei conhecendo as culturas das nações do Parque, pelo Cláudio Villasboas, irmão do Orlando e filósofo dos irmãos indigenistas, após conversar uma noite inteira com ele.


No meu retorno para Cuiabá, fundei na nossa Universidade, no Campus Universitário, o Museu Rondon (com suas divisões Indigenista e Naturalista) próximo do Parque Aquático e ao lado da Oca e da Casa da Flauta, construída pelos índios das proximidades da UFMT.


Em Brasília, no 1º Encontro dos Reitores das Universidades Públicas, lancei o Informe - "A Universidade da Selva", modelo de proposta de implantação de uma universidade pública na selva, onde pretendíamos cuidar das florestas e seus povos, única fonte não europeia de conhecimentos sobre o homem e a natureza da América do Sul.


Gabriel Novis Neves 

06-11-2021








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.