Quando convidado por Orlando Villasboas para assistir ao Quarup em homenagem a Noel Nutells no Parque Indígena do Xingu, deixei o pequeno monomotor que me conduzira e caminhei pela curta estrada de terra, em direção ao Centro do Evento.
Percorri uma estrada onde índios, índias e crianças de cócoras, andando ou mamando, observaram o meu passar. Também assisti crianças chorando e mulheres falando em voz alta o seu idioma.
Despertou-me naquela ocasião um sentimento de liberdade aonde chegava à casa de muitos sem importuna-los.
No Centro do Evento os índios mais velhos sempre repetiam para mim a mesma pergunta; quantos filhos você tem?” Davam muita importância àqueles visitantes de prole numerosa, já que não podiam ter muitos filhos.
Tinham sempre que se deslocar na busca da caça e pesca para alimentação, além de cumprir rituais que os obrigavam, por exemplo, a fugir da lua. Isso os obrigava a fazer planejamento familiar com número reduzido de filhos. Conheciam bem as ervas medicinais que evitavam a gravidez e as utilizavam com sucesso.
Valorizavam muito as crianças, sendo dos homens a responsabilidade pela sua educação, ficando as mulheres com as atribuições de fazer a comida e cuidar da oca.
Como disse que só possuía três filhos, não me deram a mínima atenção.
Fiquei conhecendo as culturas das nações do Parque, pelo Cláudio Villasboas, irmão do Orlando e filósofo dos irmãos indigenistas, após conversar uma noite inteira com ele.
No meu retorno para Cuiabá, fundei na nossa Universidade, no Campus Universitário, o Museu Rondon (com suas divisões Indigenista e Naturalista) próximo do Parque Aquático e ao lado da Oca e da Casa da Flauta, construída pelos índios das proximidades da UFMT.
Em Brasília, no 1º Encontro dos Reitores das Universidades Públicas, lancei o Informe - "A Universidade da Selva", modelo de proposta de implantação de uma universidade pública na selva, onde pretendíamos cuidar das florestas e seus povos, única fonte não europeia de conhecimentos sobre o homem e a natureza da América do Sul.
Gabriel Novis Neves
06-11-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.