terça-feira, 16 de novembro de 2021

DENTES DE LEITE


A nossa primeira dentição é constituída pelos chamados “dentes de leite”. O rompimento das gengivas para o aparecimento do primeiro dentinho geralmente acontece após os seis meses de idade. Esses dentes aos três anos são em número de vinte, dez em cada arcada dentária. A maior parte deles são clarinhos semelhantes ao leite, e por volta dos seis anos de idade, começam a cair e são substituídos por dentes permanentes.


Sou o filho mais velho de uma família numerosa, onde meus pais usavam próteses dentárias. As crianças da minha geração sofriam muito com as cáries e coloração dos seus primeiros dentes.


Lembro-me do terror que era, quando tínhamos coleguinhas “com dentes de leite totalmente escurecidos”. As crianças sofriam ‘“bulling” dos seus coleguinhas e a briga se estendia entre familiares.  Após a queda desses dentes, nasciam os chamados dentes permanentes de coloração normal.  


Perguntei a minha mãe a causa disso. Ela me disse: talvez a mãe do seu coleguinha tivesse tomado bismuto durante a gravidez.  Fiquei com aquela informação na cabeça. Quando cursava a disciplina pediatria, fiz essa pergunta ao professor.  Respondeu-me: durante muito tempo o bismuto foi largamente empregado para combater azias e vômitos das gestantes, podendo escurecer os dentinhos de leite.


Com a disseminação de ambulatórios na rede pública, de cuidados com as gestantes e odonto-pediatria preventiva, fizeram esse problema diminuir muito entre nós.  O conhecimento da farmacologia médica com relação a medicamentos que não devem ser utilizados durante a gestação, ou primeiros meses de vida dos bebês, livraram muitas crianças desse inútil sofrimento.


Não sei por que “cargas d’águas”, fui me lembrar das injeções de bismuto, medicação que jamais utilizei durante meus longos anos de atividade profissional!  Só poderá ser brincadeira do meu subconsciente, muito comum entre os idosos.


Gabriel Novis Neves

13-11-2021






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.