terça-feira, 5 de dezembro de 2023

O MEU DESPERTAR


A cuidadora do plantão noturno bateu levemente à porta do meu quarto. Foi me ‘acordar’ antes das sete da manhã.


Sabedora dos meus compromissos de escrever, já me encontrou ativo enviando, pelas ‘Listas de transmissão’ do meu celular, a crônica do dia, para os três grupos de amigos.


O texto sempre vai acompanhado por uma flor do meu jardim. Forma que encontrei pra expressar o meu ‘bom-dia’. Na verdade, modo gentil com o intento de sensibilizar o leitor a ler minhas crônicas.


Outro atrativo é o excelente trabalho de artes gráficas, responsabilidade do nosso editor. Ele ‘que nasceu pra isso’ também. Sim, grande artista e colecionador nas horas vagas em que seu escritório de advocacia permite.


A cuidadora me cumprimentou de uma forma ímpar: hoje ‘temos um Sol para cada um’.


Garanto que desconhecia essa expressão: diz tudo no tocante ao dia que iremos enfrentar.


Achei lindo esse grupo fraseológico, mesmo tendo nascido e vivido quase por toda a minha vida na cidade do calor!


Como é bom aprender com as pessoas simples! Têm muito para ensinar. São frases tão poéticas, que parecem amenizar o calor anunciado ao romper do Sol!


Muitos dos nossos escritores estão sempre a escarafunchar palavras ou frases que possibilitam um toque diferente, a exemplo da frase citada.


É comum virem acompanhadas de uma pitada de humor refinado.


Tivemos muitos mestres nessa arte de comunicação — uma frase curta que diz tudo.


Não poderia deixar de citar Péricles, criador do ‘Amigo da Onça’, e Millôr Fernandes com o seu Pif-Paf, imortalizados nas páginas da ‘Revista O Cruzeiro’.


Posso lhes assegurar que eu ganhei o meu dia com o que ouvi hoje: ‘temos um Sol para cada um’!


Voltei a perguntar a minha cuidadora onde tinha ouvido essa frase que tanto encanto me causou.


Sua resposta foi que, todos os dias, liga a TV tão logo acorda para saber as novidades, quase sempre de ocorrências policiais.


De modo geral, ela confirma, é enorme o público que se amarra em "B. O."


A locutora do amanhecer, responsável pelo clima do dia, repete sempre, quando a temperatura promete ser bem elevada — o que é uma redundância por estas bandas — que ‘temos um Sol para cada um’.


Isso implica um calor acima dos quarenta graus!


Nesse andar, continuamos vivendo e aprendendo para enfrentar mais um dia de calor abrasador. 


Não por acaso, disse Jesus: ‘Bem-aventurados os simples, porque deles é o reino dos Céus’.


Gabriel Novis Neves

1º-12-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.