quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

SIM, ELA VOLTOU!


O vírus da covid-19, causador da maior pandemia deste século, não está extinto. Suas cepas se multiplicaram, produzindo milhares de vítimas.


A minha carteira de vacinação está em ordem. Foram-me aplicadas, no músculo deltoide, todas as doses da vacina recomendadas pelos cientistas e programas de saúde pública. Mãos ao Alto: nada de efeito colateral!


Durante o período agudo da pandemia, com outras medidas de segurança, passei incólume por essa praga que mata.


Quando foi abrandado o isolamento, contraí uma variante do vírus.


Foi detectada em mim através de exame laboratorial de rotina, sem sintomatologia. Logo fiquei negativado. Não houve necessidade nem mesmo de um simples raio-X dos pulmões.


Quer mesmo saber? Sou a favor da vacinação em massa, tanto em adultos quanto nas crianças, pois as variantes da covid continuam a se avolumar.


Essa infecção ainda não foi extirpada do planeta Terra. Pelo contrário: cientistas batalham por sua erradicação completa.


O fisioterapeuta que, duas vezes por semana, me atende em casa, sempre me informa dos pacientes internados e infectados.


Recebi um chamado pelo celular de uma antiga paciente. Dizia-me que participou de uma excursão ao Nordeste.


No retorno, chamou-lhe a atenção o número de passageiros que tossiam e espirravam, dentro da aeronave. Importante relatar: era ela a única passageira a usar máscara durante todo seu percurso.


No dia seguinte, como não estava se sentindo bem, resolveu ir à farmácia. Fez o teste rápido, acusando a covid!


Pude encaminhá-la a um hospital, onde fez exames de imagens de tórax e de sangue. Recupera-se bem. Em casa.


Ainda me informou que existem muitos casos domiciliares. O mesmo se dá nos hospitais da cidade. Ao que consta, todos de forma branda.


Essa infecção que vitimou milhares de brasileiros, foi transformada por pessoas inescrupulosas em problema político.


Isso prejudicou, e muito, as pessoas de boa-fé, que deixaram de se vacinar, impossibilitando a imunização em massa.


Até para atender um amigo, repasso o pensar do já consagrado Prof. Bechara, quanto ao termo covid-19. Recomenda seja ele usado com letras minúsculas, como substantivo feminino.


Embora assim, cuidado bem maior se deve conferir às medidas de prevenção. Não duvidemos disso! Afinal, ‘ela’ voltou! Que Deus continue a olhar por nós!


Gabriel Novis Neves

15-12-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.